ELETROBRÁS INICIA CHAMADA PÚBLICA PARA PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA VOLTADOS PARA EDIFICAÇÕES

dddA Eletrobrás lançou nesta segunda-feira(19) uma boa oportunidade para alguns setores da engenharia, com o início do   Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). A Chamada Pública Procel Edifica começou e prevê p  Plano de Aplicação de Recursos do Procel. O objetivo é selecionar empresas ou agentes, de todas as regiões do país, em três grupos distintos: empresas de construção civil, operadoras de edificações existentes (facilities) e empresas com edificações horizontalizadas, com grande área de cobertura ou de telhado, como, por exemplo, shopping centers, grandes varejistas e grandes universidades.

As ações oferecidas serão específicas para cada grupo de beneficiários. Para as construtoras e incorporadoras, serão oferecidos serviços de consultoria e assessoria para promoção de eficiência energética em projetos de edificações comerciais e/ou residenciais que deverão receber o Selo Procel de Edificações. Já para as empresas de administração predial e facilities, o Procel Edifica oferece serviços de consultoria e assessoria para promoção de eficiência na operação de edificações corporativas em uso, através da realização de Diagnósticos de Desempenho Energético Operacional de Edificações (DEO) e avaliação da percepção de conforto do usuário. Fechando a lista, os proprietários de edificações horizontalizadas, com grande área de cobertura, receberão serviços de consultoria e projeto para promoção de eficiência energética de coberturas de edificações, vinculada à instalação de micro/mini usinas de geração distribuída de energia termossolar ou fotovoltaica.

O segmento de edificações é responsável por aproximadamente 50% do total da energia elétrica consumida no país, e por isso as ações previstas na chamada consideram três pilares importantes para a eficiência do setor: o potencial de eficiência energética para novos projetos de edificações; o potencial de eficiência  da operação de edificações existentes; e a aplicação da geração distribuída associada à eficiência energética. Para mais informações sobre o Edital da Chamada Pública, acesse: http://www.eletrobras.com/chamadapublicaedifica

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of