Megabanner

CERIMÔNIA NO RIO DE JANEIRO MARCA O INÍCIO DA INTEGRAÇÃO DO PRIMEIRO SUBMARINO DA CLASSE RIACHUELO

sub 5Foi realizada nesta terça-feira (20) no Rio de Janeiro, a cerimônia que marcou o início da Integração  dos submarinos da Classe Riachuelo, que estava sendo construído na Nuclep e foi transferido para o Estaleiro de Construção do Complexo Naval de Itaguaí. Além do  Presidente Michel Temer, do Governador Luiz Fernando Pezão, também estiveram presidentes o Ministro da Defesa, Raul Jungman, Ministro da Marinha, o  Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e muitas personalidades do setor nuclear brasileiro. Será também neste estaleiro  a construção e a integração do primeiro submarino nuclear brasileiro.

Para lembrar, o primeiro submarino de propulsão convencional do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) foi transferido no  para o Estaleiro desub 3 Construção, na Ilha da Madeira, no Complexo Naval de Itaguaí, no dia 13 de janeiro deste ano.  O Prosub prevê outras três unidades convencionais e o primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

sub 2As seções S3 / S4 / 2B, fabricadas pela Nuclep,  fazem parte da composição do SBR-S40 Submarino Riachuelo. A operação logística da transferência exigiu um planejamento de meses e incluiu a retirada de trechos da rede elétrica. Na etapa mais complexa da operação foi usado um veículo especial de 320 rodas que transportou as 619 toneladas das três seções, com 39,86 metros de comprimento e 12,30 metros de altura. As outras duas seções restantes do Riachuelo, pesando 487 toneladas e medindo 30 metros, foram transferidas separadamente para o Estaleiro de Construção, onde o submarino terá a sua  montagem final para ser  lançado ao mar no segundo semestre de 2018 para os primeiros testes de navegação.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Integração do primeiro submarino da Classe Riachuelo é celebrada no Rio de Janeiro – ABDAN – Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of