CS BIOENERGIA RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA OPERAR A PRIMEIRA USINA DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM RESÍDUOS ORGÂNICOS

FDFDA CS Bioenergia recebeu a Licença de Operação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para geração de energia a partir de resíduos orgânicos descartados por grandes geradores, como shoppings, restaurantes, supermercados, entre outros. Ao todo, 300 toneladas de resíduos orgânicos que eram descartados diariamente em lixões e aterros sanitários agora ganham destinação para geração de energia limpa e renovável. O documento era o que faltava para a usina poder aproveitar o recurso energético de resíduos sólidos urbanos e gerar energia elétrica e térmica a partir da combinação do lodo de esgoto com adição de material orgânico. Essa é a primeira usina no Brasil com essa configuração. O presidente da Associação Brasileira de Biogás e Biometano (ABiogás), Alessandro Gardemann(Foto) disse que o projeto éddd revolucionário e dá início a uma indústria do biogás que nasce com muito potencial no Brasil: “A usina da CS Bioenergia é pioneira e emblemática para o desenvolvimento do biogás da nova geração no Brasil. Uma solução definitiva ambiental e energética que utiliza tecnologia de ponta”.

O diretor da Cattalini Bio Energia, sócia da CS Bioenergia, Sérgio Vidoto, conta que a tecnologia empregada separa material fibroso (inorgânico) do orgânico, que é bombeado para os tanques de biodigestão e misturado com 1000 m3 de lodo de esgoto. A massa orgânica é o alimento para as bactérias contidas nesse lodo: “O lodo de esgoto com adição dos resíduos orgânicos é a perfeita combinação para geração do biogás de altíssima qualidade, que será utilizado para geração de 2,8 megawatts (MW) de energia elétrica e térmica, energia suficiente para atender a demanda de 2 mil casas populares”.

O executivo conta que os tanques têm capacidade de 5000 m3 cada e que  são totalmente vedados, aquecidos e dispõem de vários agitadores para fins de homogeneização. Toda a biomassa é degradada por micro-organismos em um processo anaeróbio e produz biogás de altíssima qualidade. O funcionamento é garantido pelo processo automatizado, a planta é monitorada 24 horas por dia, 365 dias por ano. A boa condição de funcionamento possibilita a geração de 12 milhões de metros cúbicos de biogás, que serão convertidos em 22.400 MW de energia elétrica. O processo é positivo ao meio ambiente, pois evita a emissão de metano na atmosfera, é uma solução para os resíduos sólidos e com pegada negativa de dióxido de carbono (CO2).

Deixe seu comentário

1 Comentário em "CS BIOENERGIA RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA OPERAR A PRIMEIRA USINA DE GERAÇÃO DE ENERGIA COM RESÍDUOS ORGÂNICOS"

avatar
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of