Megabanner

SHELL FECHA ACORDO COM SAIPEM PARA COMERCIALIZAÇÃO DE VEÍCULO AUTÔNOMO SUBMARINO

Attendees  Technical Session: - Energy Outlook and Future of Innovations for Deepwater in a Cost Competitive Environment - Thomas Moroney, Shell;Uma nova etapa para o Flatfish, veículo autônomo submarino da Shell que vem sendo desenvolvido desde 2014. O projeto agora será usado em escala comercial. A companhia anglo-holandesa assinou um acordo com a Saipem para industrialização e comercialização da tecnologia, que deve autônomo submarino, que deve estar disponível no mercado em 2020.

A assinatura deste acordo é um marco para o Flatfish. O grande desafio em Pesquisa & Desenvolvimento é transformar a invenção em inovação, ou seja, levar a campo resultados de alto impacto e promover benefícios para a sociedade. Estamos dando esse salto e, tenho certeza, que muitos outros virão pela frente”, comemorou o Vice-Presidente de Tecnologias em Águas Profundas e Poços da Shell, Tom Moroney.

O projeto de pesquisa e desenvolvimento foi uma parceria da Shell com o SENAI-Cimatec, DFKI e GTR, com co-financiamento da EMBRAPII, utilizando também recursos da cláusula de P&D da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O veículo foi desenvolvido na Bahia.

A Saipem está muito orgulhosa e entusiasmada por contribuir para o desenvolvimento do Flatfish, que integrará a sua nova geração de veículos robotizados e residentes no fundo do mar, especializados em fornecer serviços mais eficientes e contínuos para os Operadores, ao longo da vida do campo”, afirma o Diretor da Divisão de Engenharia e Construção Offshore da Saipem, Stefano Porcari.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of