PRIMEIRO SUPER REATOR DA USINA LENINGRADO NPP-2 JÁ COMEÇA A GERAR ENERGIA PARA A REDE DA RÚSSIA

aaaaaaaaaaaUm novo reator superpoderoso começou a produzir eletricidade na Usina de Leningrado NPP-2, na Rússia. A capacidade térmica do reator VVER-1200 foi aumentada para 35% e a turbina K-1200-6.8/50, de alta velocidade, foi posta em rotação, alcançando 3.000 revoluções por minuto. A nova unidade de energia foi conectada à rede com um nível mínimo de energia elétrica de 240 MW e operada com sucesso neste modo por 4 horas, de acordo como estava prescrito pelo programa. Durante esse período, gerou cerca de 1 milhão de kWh de eletricidade. A usina Leningrado-2 pertence a “Rosenergoatom Concern”, parte da Divisão de Energia Elétrica de Rosatom. A usina de Leningrado está localizada na cidade de Sosnovy Bor, a 40 km de São Petersburgo, na margem do Golfo da Finlândia.

A unidade de potência N° 1 é equipada com o reator VVER-1200 e é a segunda unidade mais poderosa deste tipo no mundo. As operações iniciais começaram em dezembro de 2017, quando as primeiras montagens com combustível nuclear foram carregadas no núcleo do reator, no estágio inicialização. No início de fevereiro deste ano o reator foi colocado em um nível de potência controlado, iniciando uma série de testes. Em 15 de fevereiro, o programa para o lançamento físico da unidade de energia VVER-1200 foi totalmente concluído.

O Diretor-Geral da Rosatom State Corporation, Alexey Likhachev, falou sobre o início das operações do reator: “A nova e super-poderosa unidade deaaaaaaaaaaaaaaaaa1 Leningrado começou a produzir eletricidade e passou da categoria de unidades em construção para a categoria de operações. Meus parabéns para a equipe da Usina Nuclear de Leningrado, bem como para os designers e comissários com o nascimento de um novo gigante nuclear .”

As unidades de energia inovadoras e mais poderosas, com reatores de energia resfriados a água VVER-1200, construídas na Usina Leningrado-2, foram desenvolvidas pela ATOMPROEKT JSC, uma empresa que realiza projeto complexo de instalações nucleares, pesquisa científica e desenvolvimento de energia tecnologias nucleares de nova geração. As unidades de potência projetadas pela ATOMPROEKT pertencem à mais nova geração de 3+. Eles usam as conquistas e desenvolvimentos mais avançados que atendem a todos os requisitos pós-Fukushima. A principal característica do projeto VVER-1200 é uma combinação única de sistemas de segurança ativos e passivos que tornam a estação o mais estável possível.

O Diretor da NPP de Leningrado, Vladimir Pereguda, disse que “Hoje, mais uma vez, verificamos a confiabilidade e a segurança dos sistemas tecnológicos da unidade que foi lançada. A operação foi reconhecida como bem sucedida. Não há observações sobre o funcionamento do equipamento. Após ter lançado os primeiros quilowatts na rede, concluímos o estágio de inicialização de energia está pronto para avançar para o próximo estágio, a operação piloto”

 

 

Deixe seu comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of