Megabanner

CONSÓRCIO LIDERADO PELA WESTINGHOUSE VAI FORNECER COMBUSTÍVEL PARA REATORES DE PAÍSES DA UNIÃO EUROPEIA

xzxUm consórcio liderado pela Westinghouse completou um projeto financiado pela União Europeia  com o objetivo de diversificar o fornecimento de combustível aos reatores VVER-440 construídos na na Europa. A Westinghouse lidera o projeto,  conhecido como Oferta Europeia de Combustível Nuclear Seguro (ESSANUF) desde setembro de 2015. Os seus parceiros incluem: o Instituto Eslovaco de Pesquisa sobre Plantas de Energia Nuclear, VUJE; NucleoCon da Eslováquia; ÚJV Řež da República Checa; Universidade da Tecnologia Lappeenranta da Finlândia; Laboratório Nacional Nuclear (NNL) do Reino Unido; Centro Nacional de Ciências da Ucrânia Kharkov Institute of Physics and Technology; Instituto de Elementos Transuranianos do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC-ITU); e Enusa Indústrias Avanzadas da Espanha.

 A Westinghouse, Enusa e NNL já trabalharam juntos para desenvolver, licenciar e fabricar o combustível Westinghouse VVER-440 para a usina nuclear de Loviisa, na Finlândia. O projeto ESSANUF foi financiado pelo Programa de Investigação e Formação Euratom da União Europeia (2014-2018), que faz parte do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia. Em maio de 2017, o consórcio aprovou o projeto de combustível conceitual para as montagens VVER-440, que é uma versão aprimorada do combustível entregue à planta Loviisa.

 A Westinghouse disse que o consórcio desenvolveu um projeto de combustível conceitual e determinou como a cadeia de produção e fornecimento pode ser restabelecida para fabricar e transportar conjuntos de combustível VVER-440. O consórcio também criou e verificou os métodos e metodologias associados a serem aplicados para o licenciamento e uso de um novo projeto de combustível. Aziz Dag(foto), vice-presidente e diretor-geral da Northern Europe da Westinghouse, disse que : “Este projeto nos preparou muito bem para a fabricação e entrega do combustível VVER-440 para os serviços públicos europeus, criando assim uma alternativa viável para a fonte única de abastecimento de combustível atual. Muitos dos países da Europa Oriental dependem fortemente da energia nuclear, e o fortalecimento da sua segurança energética é, portanto, estrategicamente muito importante “.

Cinco Estados-Membros da UE, Bulgária, República Checa, Finlândia, Hungria e Eslováquia, operam reatores russos – quatro unidades tipo VVER-1000 e 14 VVER-440 – e atualmente dependem 100% da Rússia para o fornecimento de combustível nuclear. Esses reatores fornecem até 52% do fornecimento de eletricidade nos estados membros em questão. A Westinghouse possui instalações de fabricação de combustível na Suécia e no Reino Unido. Além da subsidiária de fabricação de combustível da Rosatom TVEL, a Westinghouse é o único fabricante de combustível para reatores de tipo VVER e vem fornecendo combustível VVER-1000 para a Ucrânia desde 2005, quando as primeiras montagens de teste de chumbo foram entregues na unidade 3 da usina nuclear da Ucrânia do Sul.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of