Megabanner

A GIGANTE CHINESA CNNC VAI FINANCIAR MINERAÇÃO DE URÂNIO NA SIBÉRIA

xsxA Rússia abriu sua indústria de mineração de urânio para o investimento estrangeiro  depois de um acordo assinado entre o Fundo de Investimento Rússia-China para Desenvolvimento Regional (RCIF), ARMZ Uranium Holding e a Priargunsky Industrial Mining and Chemical Union (PIMCU). A ARMZ e a PIMCU são subsidiárias da empresa nuclear russa Rosatom. As três partes do acordo trabalharão em um projeto de mineração de urânio, avaliado em  US$ 325 milhões, no distrito de Priargunsky, na região de Zabaikalsky, na Sibéria. A mina nº 6  tem  reservas totais de 38 mil toneladas de urânio,   35% pertencentes a  PIMCU. O projeto prevê uma capacidade anual de 850 mil toneladas de minério de urânio. A Rússia planeja colocar a mina em operação em 2023. A PIMCU será proprietária de 51% do novo empreendimento, enquanto a ARMZ será proprietária dos 49% restantes. A maioria do projeto será financiada pela China National Nuclear Corporation (CNNC).

As duas subsidiárias da Rosatom possuem seis minas subterrâneas na região de Zabaikalsky.  A  maioria delas operando  para fornecer minério de baixa qualidade a uma usina central perto da cidade de  Krasnokamensk. O desenvolvimento da mina  N° 6 começou em 2009 para atingir a capacidade total. Em março de 2015, a ARMZ disse que esperava encontrar co-investidores no projeto. No mês seguinte, o Comitê de Investimento da Rosatom decidiu financiar o desenvolvimento para cerca de US$ 500 milhões de 2016 até 2022.  A Rosatom anunciou que os trabalhos de construção começaram no local,  que foi marcado em uma cerimônia com a presença de funcionários da empresa e do governo.

 A área total do local de construção é de 3510 metros quadrados e o trabalho está sendo realizado pela Atomspetsstroy. A principal subestação da mina, que fornecerá eletricidade para o site, deve ser concluída antes do final deste ano.  A primeira etapa da mina será posta em operação em 2023. Na terceira etapa, em 2024-2025, as obras de mineração terão sido concluídas e a instalação alcançará sua capacidade de projeto.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of