DUAS USINAS NUCLEARES, UMA NA CHINA E OUTRA NOS ESTADOS UNIDOS, INSTALAM SEUS REATORES QUASE NO MESMO DIA

usina 2Foram instalados dois  vasos reatores em duas usinas nucleaes quase que no mesmo dia em diferentes cidades do mundo. Um na China, na unidade 5 da fábrica de Hongyanhe, na província de Liaoning e o outro na unidade 4 da usina nuclear de Vogtle, no estado norte-americano da Geórgia,  nos Estados Unidos.  O reator americano  foi levantado em seu local permanente na ilha nuclear de Vogtle 4, anunciou a Georgia Power. Ele  tem quase 11 metros de altura, abrigará o núcleo do reator e os componentes associados, incluindo os internos do vaso do reator. Pesa 306 toneladas e foi fabricado pela Doosan Heavy Industries,  da Coréia do Sul. Ele Foi enviado pelo porto de Savannah e chegou ao canteiro de obras via um  trem em um vagão especializado. A operação para colocá-lo no lugar foi realizada usando um dos maiores guindastes do mundo. O trabalho começará agora a colocar outros equipamentos  como tubulações, bombas e cabeamento em todo o sistema de reatores da Vogtle 4. Os preparativos também começarão para a instalação do primeiro dos geradores de vapor da unidade.

Para lembrar, a Georgia Power,   uma subsidiária da Southern Company, detém 45,7% do projeto para construir duas unidades AP1000 na unidade de Vogtle, perto de Waynesboro, com os co-proprietários Oglethorpe Power (30%), MEAG Power (22,7%) e Dalton Utilities (1,6 %). Após o pedido de falência da Westinghouse  a Georgia Power apresentou uma recomendação à Comissão de Serviço Público da Geórgia (PSC) para concluir a construção das duas unidades AP1000 como a escolha mais econômica para os clientes. Em dezembro, o PSC aprovou por unanimidade a recomendação da Georgia Power de concluir as unidades 3 e 4 da Vogtle. A construção da unidade 3 da Vogtle começou em março de 2013 e a unidade 4 em novembro daquele mesmo ano. As unidades serão as primeiras nos EUA a usar a tecnologia AP1000.  Após o anúncio  pela subsidiária da Scana Corporation, South Carolina Electric & Gas, de sua decisão de interromper a construção de dois reatores AP1000 na VC Summer. A unidade Vogtle 3 – que teve seu RPV instalado em novembro de 2016 – está programada para entrar em operação comercial em novembro de 2021, com a unidade 4 seguindo em novembro de 2022.

usina 1Na China, O vaso de pressão do reator da unidade 5 da planta de Hongyanhe da China foi instalado em 30 de março, anunciou a construtora de plantas China Nuclear Industry 23 Construction Company Limited.  O vaso  tem  10m de altura, 4,6m de diâmetro,  pesando 261 toneladas. Ele  chegou de navio ao local de Hongyanhe. O equipamento foi fabricado  pela Shanghai Electric Nuclear Power Equipment e  foi transportado diretamente para o pórtico da ilha nuclear da unidade 5. Esta unidade  é o primeiro de dois reatores ACPR-1000 de 1080 MWe projetados por CGN que formarão a segunda fase da planta de Hongyanhe. Quando a unidade estiver em operação, o RPV funcionará sob pressão de 155 bar a uma temperatura acima de 300 ° C. A construção da Fase I da usina, compreendendo quatro reatores de água pressurizada CPR-1000, começou em agosto de 2009. As unidades 1 e 2 estão em operação comercial desde junho de 2013 e maio de 2014, respectivamente, enquanto a unidade 3 entrou em operação comercial em agosto de 2015 e unidade 4 em setembro de 2016. A construção da unidade 5 começou em março de 2015, com a construção da unidade 6 a partir de julho do mesmo ano.

 A instalação do vaso de pressão do reator da unidade 6 está programada para começar no final deste ano. A CGN disse que a segunda fase do projeto está prevista para ser concluída em 2021. A usina de Hongyanhe é de propriedade e operada pela Liaoning Hongyanhe Nuclear Power, uma joint venture entre a CGN e a State Power Investment Corporation, cada uma detendo uma participação de 45%, com a Dalian Municipal Construction Investment Co detendo os 10% restantes.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of