Megabanner

CANADÁ CONVIDA FORNECEDORES DE REATORES SMR PARA DESENVOLVER PROJETOS EM CONJUNTO

sshfgA Canadian Nuclear Laboratories (CNL) convidou pequenos proponentes de projetos de reatores modulares SMR para avaliar a construção e operação de um novo projeto para  demonstração. A CNL pretende ter um novo SMR construído em seu site Chalk River em 2026. O laboratório disse que o convite representa o lançamento de seu processo de revisão de SMR, incluindo a fase de pré-qualificação, que permite avaliar os méritos técnicos e comerciais dos projetos propostos, avaliar a viabilidade financeira dos projetos e rever a segurança nacional e nacional necessária. requisitos de integridade . O convite resultou em respostas de 80 organizações em todo o mundo, incluindo 19 manifestações de interesse em instalar um protótipo ou um reator: “A CNL está orgulhosa em estender este convite aos proponentes do projeto SMR de todo o mundo, e dar um dos passos mais importantes para a implantação bem-sucedida de um pequeno reator modular no Canadá”, disse o Presidente e CEO da CNL, Mark Lesinski. “Com base nas discussões iniciais com nossas partes interessadas e com a indústria nuclear mais ampla, prevemos forte interesse e entusiasmo por este anúncio”. O convite permanecerá aberto com ciclos de entrada esperados para ocorrerem semestralmente. As inscrições serão recebidas até 28 de maio serão avaliadas no primeiro turno.

 Os pedidos para o convite prosseguirão através de um processo de quatro etapas. Após a fase de pré-qualificação, que avaliará os proponentes em relação aos critérios preliminares, os candidatos devem concluir uma etapa de due diligence, que exigirá requisitos financeiros mais rigorosos e uma avaliação completa do financiamento e dos custos do projeto. A terceira etapa, a negociação de acordos de terra e outros contratos, levaria à assinatura de um acordo de disposição de local com a AECL. Na fase final, a execução do projeto, a unidade SMR seria licenciada, construída, testada e comissionada, operada e descomissionada.

Em fevereiro, o Canadá lançou um processo para preparar um roteiro para explorar o potencial das aplicações dentro e fora da rede para a tecnologia SMR. O roteiro  tem como objetivo ajudar a posicionar o Canadá como líder global no emergente mercado de SMR. Impulsionado por governos provinciais e territoriais interessados e utilitários de energia, o exercício será entregue pela Associação Nuclear Canadense. Envolverá as partes interessadas para entender melhor suas visões sobre prioridades e desafios relacionados ao possível desenvolvimento e implantação de SMRs no Canadá. O roteiro deverá ser concluído no final deste ano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of