CONSTRUÇÃO DO SUBMARINO NUCLEAR DEVE COMEÇAR DENTRO DE 3 ANOS, APÓS DETALHAMENTO DE ENGENHARIA

1524713328_Alm_BentoO Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Jr., que comanda a Diretoria-geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, declarou que o projeto de detalhamento do submarino nuclear brasileiro deve ser concluído dentro de 3 anos. Finalizada esta etapa, será efetivamente iniciada a construção do ativo naval. As declarações foram feitas durante um seminário realizado no Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.

Vários equipamentos estão sendo contratados, cuja fabricação leva bastante tempo. Eles já estão encomendados e os receberemos ao longo do tempo. Pensamos em iniciar os testes deste submarino no final da década de 2020, em torno de 2028 ou 2029”, explicou o Almirante, que também acrescentou que o início da construção depende também do avanço do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica (LABGENE), no Centro Experimental Aramar, em Iperó (SP).

Nossa economia é totalmente dependente do comércio, e 95% dele é feito pelo mar”, apontou, apresentando outros dados: 93% da produção de petróleo e 75% da produção de gás natural, por exemplo, passam pelo mar; além disso, o país conta com 100 portos estatais e 128 portos privados. “Nossa segurança depende da segurança no mar”, destacou o Almirante.

Em 2018, a Marinha pretende ainda comemorar os 30 anos do domínio do enriquecimento do urânio por ultracentrifugação com um grande evento. A princípio, o encontro está programado para julho, no Centro Industrial Nuclear de Aramar (CINA), que fica localizado na cidade de Iperó. Na ocasião, será lançada a pedra fundamental das instalações do Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), cujas instalações serão ao lado do CINA.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Sugiro ao Almirante que apresse o projeto senão ele será privatizado na mesma toada do que ocorre no nosso Brasil varonil, comandado pelo digníssimo senhor presidente estadista impoluto ( apesar ainda alguns que insistem em escutar o que não ouviram, sobre propina e o acusam sem prova) Michael Temer.
Almirante, os governantes atuais não gostam de soberania nacional. Propulsão nuclear nem pensar. Isso é muita areia para o nos pequenino caminhãozinho, com todo o pleonasmo diminutivo.