TOTAL NEGA EXISTÊNCIA DE RECIFE DE CORAIS NA FOZ DO AMAZONAS | PetroNotícias





TOTAL NEGA EXISTÊNCIA DE RECIFE DE CORAIS NA FOZ DO AMAZONAS

TotalA francesa Total rebateu o Greenpeace nesta sexta-feira (4), afirmando que não existe um recife de corais no bloco FZA-M-57, na bacia do Foz do Amazonas. A petroleira disse que o poço de exploração previsto estará situado a 34 quilômetros do local onde a ONG teria encontrado recentemente os chamados rodolitos (essenciais na construção de recifes de corais).

A ONG ambiental, por sua vez, diz que esta formação de corais abarca áreas de prospecção da Total, a cerca de 120 quilômetros da costa norte do Brasil. A Total, porém, respondeu dizendo que não existe nenhuma formação biogênica no bloco FZA-M-57, uma das cinco áreas que a companhia arrematou na 11ª rodada, em maio de 2013.

A revista científica Frontiers in Marine Science afirmou que os Corais da Amazônia são quase seis vezes maior do que inicialmente estimado, compreendendo uma área de 56.000 km2. Além disso, eles formam um corredor de biodiversidade entre o oceano Atlântico e o mar do Caribe, com espécies de fauna de ambas as regiões. As informações são resultado da expedição realizada no ano passado pelo Greenpeace e por cientistas.

No mês de março, a Total apresentou ao Ibama uma atualização do cronograma do projeto de perfuração de nove poços na Bacia do Foz do Amazonas. Como se sabe, o instituto negou a licença ambiental para a exploração de petróleo na região. Naquela época, o Ibama disse que era preciso que a petroleira enviasse mais informações sobre os impactos ambientais das atividades na área.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of