Megabanner

TOTAL ABANDONARÁ PROJETO DE GÁS NO IRÃ APÓS SANÇÕES DOS EUA

TotalA francesa Total anunciou nesta quarta-feira (16) que irá sair do mega projeto de gás South Pars, no Irã, após as sanções impostas pelo presidente Donald Trump ao país do Oriente Médio. A petroleira explicou que a única chance de continuar no empreendimento seria se os EUA concedessem uma renúncia específica para a petroleira participar do desenvolvimento do campo de gás, o maior do mundo.

A Total sempre foi clara que não pode se dar ao luxo de ser exposta a qualquer sanção secundária, que pode incluir a perda de financiamento em dólares pelos bancos dos EUA para suas operações mundiais”, detalhou a companhia, em comunicado. “Nestas circunstâncias, a Total não assumirá nenhum outro compromisso relacionado ao projeto SP11 e, de acordo com seus compromissos contratuais com as autoridades iranianas, está se engajando com as autoridades francesas e norte-americanas para examinar a possibilidade de uma renúncia do projeto”, acrescentou. 

A Total era a operadora do projeto, com uma participação de 50,1%, juntamente com a estatal chinesa de petróleo e gás CNPC (30%), e a Petropars (19,9%), uma subsidiária integral da estatal iraniana NIOC. Existe uma expectativa no mercado de que a CNPC estaria pronta para assumir a participação da Total no projeto de gás South Pars, no Golfo Pérsico.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of