RÚSSIA E JORDÂNIA ESTREITAM SEUS LAÇOS DE COOPERAÇÃO NA ÁREA NUCLEAR

Khaled_Toukan_IAEA_56th_General_ConferenceCientes das vantagens que a produção de energia nuclear traz, a Rússia e a Jordânia estão intensificando a cooperação entre si neste setor, especialmente no que diz respeito a Reatores Modulares Pequenos (SMR, na sigla em inglês). Neste sentido, um acordo foi executado entre a Comissão de Energia Atômica do país do Oriente Médio e a Rosatom Overseas para permitir que as partes conduzissem um estudo conjunto de viabilidade para um projeto de construção de SMR projetado pela Rússia na Jordânia.

 “Temos cooperado com a Rosatom por muitos anos e vamos construir essa cooperação em várias esferas. Hoje, um projeto potencial para construir uma usina do tipo SMR parece mais relevante e mais necessário, então gostaríamos de focar nisso“, explicou o Presidente da Comissão de Energia Atômica da Jordânia, Dr. Khaled Toukan (foto). Hoje, os dois países estão cooperando na área de desenvolvimento de recursos humanos para implementar o programa nuclear na Jordânia. Para isso, um grupo de 100 estudantes jordanianos está em cursos de nível superior nas principais universidades russas.

O conhecimento dos russos na área nuclear e, sobretudo, no campo da energia SMR, será de extrema importância para os planos da Jordânia. No ano de 2019, por exemplo, a Rosatom State Corporation vai lançar a usina flutuante Akademic Lomonosov, que se tornará o projeto de referência usinas desse tipo.

Ainda falando da Rosatom, a companhia está desenvolvendo ativamente sua usina SMR de projeto russo em terra. Além de sua composição modular, uma das principais características do projeto é a sua capacidade de ser usado como uma planta de dessalinização e aquecimento. “Estamos certos de que os projetos que implementamos devem atender às atuais necessidades e interesses estratégicos de nossos clientes. É exatamente por isso que, juntamente com nossos parceiros da Jordânia, decidimos concentrar nossa cooperação no aprimoramento de projetos de tecnologia SMR com base nas soluções inovadoras da Rosatom”, afirmou o presidente da JSC Rosatom Overseas, Evgeny Pakermanov. 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of