Megabanner

RÚSSIA CONSTRUIRÁ QUATRO REATORES NUCLEARES PARA A CHINA

104567940-RTX39ZMQ-putin-xiA Rússia conseguiu um importantíssimo contrato com o governo da China, e irá construir quatro reatores nucleares no país asiático.  Executivos russos e chineses assinaram o maior pacote de contratos na história da parceria nuclear entre os dois países. A cerimônia de assinatura contou com a presença do presidentes das nações, Vladimir Putin e Xi Jinping.

Hoje, a Rússia e a China são os líderes da [indústria de] energia nuclear mundial. A assinatura desses acordos é a melhor confirmação da nossa parceria com nossos amigos chineses”, comemorou o CEO da estatal russa Rosatom,  Alexey Likhachev.

Ao todo, foram assinados quatro contratos, dois deles para a construção de 4 novas unidades nucleares – duas no novo local de Xudabao e duas em Tianwan (unidades 7 e 8). Todas as usinas contarão com os reatores russos Gen3 + VVER-1200.

O terceiro acordo prevê o fornecimento de equipamentos, combustível e serviços para o projeto piloto de reator rápido CFR-600 desenvolvido pela chinesa CNNC. E, por fim, foi firmado também uma parceria para o fornecimento de unidades de aquecimento por radionuclídeo (UHR) usadas como partes de geradores termoelétricos radioisótopos para alimentar equipamentos no programa espacial da China, para uso na exploração lunar em particular.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of