CRISE ACELERA E A PRODUÇÃO DE PETRÓLEO DA VENEZUELA CAI AINDA MAIS. DITADOR MADURO PROMETE PLANO MILAGROSO

ssssA produção de petróleo da Venezuela continua estagnada em seu nível mais baixo em três décadas, segundo relatório da Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep). O relatório aponta que, segundo dados do governo venezuelano, a produção de maio de 2018 fechou em 1,53 milhão de barris por dia, 24 mil a mais que os relatados em abril, 1,5 mbd. A Opep, no entanto, também apresenta no relatório os dados de produção da Venezuela relatados por fontes secundárias: 1,39 mbd, uma redução de 42 mil barris em relação a abril.  Essa produção é a menor em 30 anos e se aproxima da de março de 1950, quando o país produzia 1,38 mbd, segundo dados da PDVSA. Em janeiro passado, o número já havia caído para mínimos históricos em três décadas, quando foi a 1,6 mbd.

Mergulhada em sua pior crise econômica, a Venezuela poderá fechar este ano com uma produção de 1,2 milhão de barris por dia.  O governo do ditador Nicolás Maduro admite a queda e a atribui à má gestão na petroleira estatal PDVSA,  onde vários casos de corrupção vieram à tona, e a investimentos reduzidos em infraestrutura devido à queda nos preços do petróleo nos últimos anos. Maduro não olha para si e prefere acusar os Estados Unidos por sua incompetência  e  de  infiltrarem espiões  na PDVSA para destruir a indústria por meio da corrupção. De novo cria factoides dizendo que vai realizar um plano para aumentar a produção de petróleo em pelo menos 1 milhão de barris.  Desde agosto do ano passado, autoridades da Venezuela prenderam 80 funcionários da petroleira, inclusive 22 gerentes e dois presidentes, por supostamente. O petróleo gera 96% das divisas da Venezuela, que detém as maiores reservas da commodity no mundo e cuja crise combina hiperinflação e escassez de bens básicos.  O país atingiu sua produção máxima em 1970, com 3,78 mbd. Desde então, o nível mais baixo foi em 1987, segundo a OPEP, com uma média de 1,49 mbd no primeiro semestre.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
deco bamba Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
deco bamba
Visitante
deco bamba

Independente dos problemas que a Venezuela tem com USA, a incompetência do governo venezuelano em relação a produção de petróleo é impressionante. Se a Petrobras seguisse o exemplo da PDVSA estaria privatizada no Brasil.