BRASIL DEVE DOBRAR CAPACIDADE INSTALADA DE ENERGIA ATUAL ATÉ 2040

Seb HenbestO Brasil deve dobrar sua atual capacidade instalada de 157 GW para 316 GW até 2040, com relevante destaque para as energias renováveis nesse cenário. A previsão é de que a energia solar terá 117 GW de nova capacidade instalada daqui a 12 anos; a estimativa para a eólica é de 20 GW. Os dados fazem parte do novo estudo New Energy Outlook (NEO), divulgado pela Bloomberg NEF.

De acordo com o relatório, o crescimento da solar será é impulsionado principalmente pelos painéis fotovoltaicos (PV) de pequena escala, que responderão por 95% do total (111 GW). As baterias e a capacidade flexível, praticamente inexistentes hoje, aumentarão para 8% do total em 2040 e 14% em 2050, de acordo com o documento.

Outra estimativa indica que a capacidade de energias renováveis crescerá a uma média de 5 GW por ano até 2040. Cerca de 89% dos US$ 191 bilhões investidos na geração de energia no Brasil até 2040 serão destinados às fontes renováveis.

Mundialmente, o estudo afirma que as energias eólica e solar deverão aumentar para quase 50% da geração mundial até 2050 devido à redução drástica de custos e ao advento de baterias mais baratas, o que permitirá que a eletricidade seja armazenada e descarregada para atender a mudanças na demanda e no fornecimento. “A estimativa é que US$548 bilhões sejam investidos em baterias até 2050, dois terços disso conectado à rede e um terço instalado behind-the-meter em residências e empresas”, disse o especialista Seb Henbest, principal autor do estudo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of