PETROBRÁS ASSINA MEMORANDO COM TOTAL PARA INVESTIR EM ENERGIA RENOVÁVEL

EólicaEnquanto vende ativos importantes e reduz a participação em segmentos fora de óleo e gás, a Petrobrás surpreendeu e assinou um memorando de entendimento com as empresas francesas Total e Total Eren com foco no setor de energias renováveis. As companhias vão analisar o desenvolvimento de parcerias de negócios nos segmentos de energia solar e também em energia eólica onshore no Brasil. O diretor de estratégia da Petrobrás, Nelson Silva, disse durante teleconferência que a companhia vai prestar mais atenção nestes mercados em seu novo plano de negócios, que atualmente está em fase de desenvolvimento.

A estatal brasileira disse que o novo acordo é parte do resultado da da parceria estratégica entre as duas empresas, assinada em fevereiro de 2017. “A realização desse acordo faz parte da estratégia da Petrobras de desenvolver negócios de alto valor em energia renovável, em parceria com grandes players globais, visando a transição para uma matriz de baixo carbono”, afirmou a companhia.

Hoje, a Petrobrás possui apenas quatro parques eólicos em parceria, totalizando 104 MW instalados. A companhia também possui uma planta de pesquisa e desenvolvimento em energia solar fotovoltaica de 1,1 MW no Rio Grande do Norte, onde estão sendo avaliadas as operações de quatro tipos de tecnologia. “O desenvolvimento de uma parceria dessa natureza tem como principais benefícios a diluição de riscos relacionados ao negócio de energias renováveis no Brasil e potenciais ganhos de escala e sinergias”, acrescentou a estatal.

A Total tem mais tradição neste mercado, e atua em toda a cadeia de valor fotovoltaica através da SunPower e da Total Solar, desde a fabricação de células até o desenvolvimento de parques de energia solar ou através da instalação de usinas solares nos segmentos industrial/comercial e doméstico. No ano passado, o grupo francês adquiriu uma participação indireta de 23% na Eren Renewable Energy, que recebeu o nome de Total Eren.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Luciano Seixas Chagas Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Finalmente uma boa notícia. Conflitante, entretanto ,com a venda dos ativos de biodiesel.