ESTADOS UNIDOS CONCEDEM PARA LIDERROLL OUTRA PATENTE DEFINITIVA PARA TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE DUTOS EM TÚNEIS | PetroNotícias





ESTADOS UNIDOS CONCEDEM PARA LIDERROLL OUTRA PATENTE DEFINITIVA PARA TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE DUTOS EM TÚNEIS

Paulo-Fernandes-Pres.-LIDERROLL_otm-348x258A Liderroll conseguiu uma importante vitória nos Estados Unidos: as autoridades americanas concederam a patente definitiva no país para um invento especial que vai mudar os parâmetros da construção de dutos em túneis. Esta patente dará exclusividade à Liderroll para fabricar e instalar suportes côncavos em túneis feitos por TBM. A partir de agora, ninguém poderá mais instalar suportes côncavos que acompanhem a geometria dos túneis de seção circular feitos pelo tatuzão. Foi uma vitória da empresa, depois de muitas marchas e contra marchas. Os Estados Unidos reconheceram que foi uma invenção brasileira a ter este tipo de geometria de autosuportação modulada para dutos e tubulações diversas. O Presidente da Liderroll, Paulo Fernandes (foto), considerou que “Foi uma luta e vencemos com demonstrações técnicas e jurídicas em defesa do Brasil em liderar o nome de construção de dutos em ambientes confinados. Esta patente reconhece a criatividade e a capacidade inventiva do Brasil e da Liderroll. Ficou atestado em definitivo que não há nenhuma técnica melhor do que a nossa para este fim e nestes ambientes confinados. São estruturas completamente resolvidas internamente onde as resultantes dos esforços mecânicos se anulam dentro da própria estrutura, convergindo para uma componente de força, predominantemente de compressão contra o concreto e as rochas das paredes dos túneis.”

Segundo Paulo Fernandes, a invenção  é fundamental para anular o efeito de colapso induzido nas paredes do túnel: “Para se ter uma ideia, qualquer outrozxzxz suporte, quer seja ele por mãos francesas ou tripés com restrições laterais, sempre produzem resultantes de compressão em sua base, com vetores de arrancamento e tração na parte superior, o que é altamente indesejado em túneis, devido ao risco de falhas nestes pontos e risco de desestabilização do trecho. A nossa peça é única e muito importante para as empresas construtoras de túneis, de dutos, metrôs, infraestrutura etc. Trata-se de mais uma nova  patente da Liderroll a serviço da engenharia mundial.”

A patente foi enviada diretamente ao escritório da empresa em Houston, Texas, e leva o número No. 9.964.235. Ela permanecerá em vigor até 14 de maio de 2030, sujeito a pagamentos de taxas para sua manutenção. Essa data é calculada para um prazo de 20 anos a partir da data de depósito nos Estados Unidos. A Liderroll também tem uma outra patente internacional reconhecida pela autoridades americanas: a dos roletes motrizes,  a única tecnologia no mundo de lançamento dutos dentro de túneis. A empresa está participando neste momento de diversos projetos para construção de alguns gasodutos e oleodutos nos Estados Unidos, Canadá, Jordânia, Israel, Irã, Turcomenistão, China, Rússia, Afeganistão e Índia. Em todos esses países estão sendo desenvolvidos projetos de alta complexidade, pois terão que cortar cadeias de montanhas imensas. Sem a tecnologia brasileira, os gasodutos teriam que aumentar o seu projeto exponencialmente, tanto em custo como em prazo,  para contornar essas montanhas, inclusive o Himalaia, ou ter sua montagem subindo rochas  congeladas ou obrigar a  devastação de grandes partes de florestas nativas.

Paulo  Fernandes vê essas possibilidades com expectativa e recebeu a informação com muita alegria: “O uso de nossa tecnologia está em projetos estratégicos no mundo inteiro. O reconhecimento de nossa patente pelos Estados Unidos nos dá uma visibilidade ainda maior. Já provamos algumas vezes em projetos feitos aqui mesmo no Brasil, quando lançamos os dutos do Gasduc,  do Gastau,  principalmente as duas linhas do projeto Ocevap. Tudo isso num túnel de apenas cinco metros de diâmetro, por sobre uma   linha de 28 polegadas  pressurizada com gás a 105 quilos. Lançamos dois dutos com uma linha viva sem interrupção de produção.  Um projeto realmente desafiador e vitorioso.”

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
joão batista de assis pereira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

MAIS UMA VITÓRIA NO AVANÇO TECNOLÓGICO DA LIDERROLL EM NOVA PATENTE NOS EUA QUE RETRATA O NÍVEL DE EXCELÊNCIA, INOVAÇÃO E QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS PRESTADOS PELA LIDERROLL SOB COMANDO DO PAULO ROBERTO FERNANDES. O sucesso do Paulo Roberto Fernandes na atualidade pode ser visto como resultado de muito trabalho, dedicação e obstinação de um profissional que dedicou toda a sua vida profissional a vencer desafio centrado em metodologias diferenciadas e inovadoras na condução dos serviços. Nunca abriu mão da pratica de melhorias contínuas que porventura resultasse em melhores desempenho na execução de atividades profissionais quando trabalhou na… Read more »

joão batista de assis pereira
Visitante
joão batista de assis pereira

Mais uma conquista da Liderroll no ano de 2018. Por falar na Liderroll, relembro do sucesso exploratório no pré-sal sete anos antes que foi destaque na Feira Rio Pipeline em 2011. O que passou despercebido naquele evento, ou não foi observado com intensidade pelas empresas ali presentes e pela mídia, mas podemos considerar como um grande sucesso, foi o “Global Pipeline 2011”, prêmio mundial que escolhe a tecnologia mais inovadora para o segmento de dutos no mundo, onde se sagrou vencedora a Liderroll Soluções Permanentes de Engenharia, fabricante de equipamentos para o setor de petróleo, concedido pela American Society of… Read more »