ROSATOM FAZ ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA DESENVOLVER A ENERGIA NUCLEAR NOS PAÍSES DA EURÁSIA | PetroNotícias





ROSATOM FAZ ACORDO DE COOPERAÇÃO PARA DESENVOLVER A ENERGIA NUCLEAR NOS PAÍSES DA EURÁSIA

SA Rusatom International Network – subsidiária da empresa estatal russa Rosatom – assinou um memorando de entendimento e cooperação com o Eurasian Development Bank (EDB) prevendo  o estabelecimento de princípios comuns de cooperação bilateral com a Armenia, a Bielorrússia, o Cazaquistão, o Quirguistão, o Tajiquistão e outros países. As partes concordaram em promover conjuntamente a implementação de projetos da Rosatom em áreas de alta tecnologia, incluindo fontes de energia renováveis, energia térmica, medicina nuclear, uso de tecnologias de radiação na indústria, agricultura, centros de processamento de alimentos, construção e manutenção de usinas nucleares,  além outras instalações complexas de engenharia. O acordo foi assinado por Alexander Merten, presidente da Rusatom International Network, e Vsevolod Smakov, do EDB.

Todos os países envolvidos no acordo vão  determinar conjuntamente os instrumentos e as várias formas de financiamento de projetos com a participação de organizações da Rosatom, fornecendo  informações e consultoria em questões de financiamento de projetos, participação de eventos de promoção de projetos,  incluindo conferências, exposições, fóruns e seminários. Alexander Merten  disse que “A assinatura do acordo entre o complexo industrial da Rosatom State Corporation e o Banco de Desenvolvimento da Eurásia cria pré-requisitos adicionais para a implementação bem sucedida de projetos no campo de energia tradicional e renovável, medicina nuclear e outras áreas para os membros da EDB. Os países onde as empresas da Rosatom estão envolvidas como fornecedoras de equipamentos e serviços, implementando determinados projetos,  são parceiros de empresas estatais e privadas locais.”  Vsevolod Smakov afirmou que  “O Banco está pronto para apoiar a Rusatom na implementação de projetos de alta tecnologia no campo da energia e da indústria na Armênia, Belarus e Ásia Central. Temos grandes esperanças de maior cooperação”.

A Rusatom International Network é um complexo industrial com o objetivo de formar, desenvolver e gerenciar uma rede de centros regionais fronteiriços. A empresa é composta por 11 centros regionais. As principais tarefas são buscar novas oportunidades para expandir negócios, promover produtos e serviços de empresas nucleares russas globalmente, bem como moldar a imagem da Rosatom e aumentar a aceitação pública da energia nuclear no exterior. Uma das principais funções da empresa é coordenar as atividades econômicas internacionais das agências sob a governança da Rosatom. A EDB é uma instituição financeira internacional fundada pela Rússia e pelo Cazaquistão em janeiro de 2006 com a missão de facilitar o desenvolvimento de economias de mercado, o crescimento econômico sustentável e a expansão do comércio mútuo e outros laços econômicos em seus estados membros.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of