ITAIPU RECEBE TESTE DE VEÍCULO PROJETADO PARA USAR GÁS NATURAL COMO FONTE PRINCIPAL

21890_20180910AM8045A usina de Itaipu está recebendo nesta semana o teste de um veículo  projetado de fábrica para funcionar com gás como combustível principal, tendo a gasolina como opção secundária.  A iniciativa é uma parceria entre a Audi, a Itaipu e o Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás). Nos testes, está sendo utilizado o combustível produzido dentro da usina. Esta é a primeira vez que as equipes da Itaipu e do CIBiogás fazem testes com biometano em um veículo com a tecnologia a gás abarcada de fábrica e não adaptada.

Estamos tendo resultados muito satisfatórios, se avaliarmos as emissões que eram produzidas anteriormente. Ganhamos não apenas pelo uso, mas também pela forma como é produzido, aqui mesmo, na Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano do CIBiogás“, explicou o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu, Paulo Schmidt.

O gás usado será produzido com diferentes quantidades de metano, de 80% a 95%, para averiguar como o veículo responderá a cada diferente composição. “Além disso, no final da semana, o veículo fará o trajeto de Foz do Iguaçu a Curitiba abastecido somente com biometano. Queremos ver como vai se sair“, afirmou o diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, Rafael Gonzalez.

A Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano do CIBiogás foi inaugurada há pouco mais de um ano.  A partir da utilização de resíduos diversos, como restos de comida dos restaurantes da usina, atualmente o local abastece uma parte expressiva da frota de veículos da Itaipu com biometano e, com isso reduz de forma significativa as emissões tóxicas à atmosfera relacionadas às mudanças climáticas.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Imai Bravezan Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Imai Bravezan
Visitante
Imai Bravezan

Nunca que alguém compraria um AUDI movido a GNV!