RÚSSIA FECHA ACORDO PARA CONSTRUIR MAIS DOIS REATORES NUCLEARES PARA A USINA NA HUNGRIA

Orban-and-Putin-18-September-2018-(Kremlin)O presidente russo, Vladimir Putin, disse que a construção de duas novas unidades na usina nuclear de Paks, na Hungria, deve começar em breve.  Ele falou logo dpois de uma reunião com o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. A Usina de Paks, que fica 100 km ao sul de Budapeste, compreende atualmente quatro reatores de água pressurizada VVER-440, fornecidos pela Rússia, que começaram entre 1982 e 1987. A Rússia e a Hungria assinaram um acordo intergovernamental no início de 2014 para empresas russas e seus subcontratantes internacionais fornecerem dois reatores VVER-1200, incluindo um empréstimo estatal russo de até US$ 11,2 bilhões para financiar 80% do projeto.

Depois do anúncio o Presidente Putin disse que: “Há boas oportunidades para a cooperação russo-húngara no setor de energia nuclear. A Rosatom em breve começará a construir duas novas unidades na usina nuclear de Paks. Esta é realmente uma escolha natural porque parte dessa usina foi construída com tecnologia russa e é operacional. Os especialistas entendem isso e, para eles, é natural continuar cooperando conosco. Gostaria de salientar que este não é o único exemplo de cooperação com um país da União Europeia em energia nuclear. Estamos realizando um projeto semelhante com a Finlândia. Continuamos a cooperar com a UE, embora a concorrência seja elevada. ”

O Presidente Húngaro disse que o Paks II é um “carro-chefe da cooperação entre Oriente e Ocidente e deve ser levado até o fim. Nós vamos fazer isso. Este será o nosso sucesso comum e não só beneficiará só as relações entre a Hungria e a Rússia, mas também modernizará a infraestrutura energética da União Europeia. É por isso que há tanto interesse, e é por isso que há tantos oponentes e tantos apoiadores. A construção de capacidade adicional irá duplicar a produção de eletricidade e atender aos requisitos da economia húngara nos próximos anos.”

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of