FIRJAN DIZ QUE NOVA LEGISLAÇÃO AMERICANA PODE INCENTIVAR EXPORTAÇÃO DE MUITOS PRODUTOS BRASILEIROS | PetroNotícias





FIRJAN DIZ QUE NOVA LEGISLAÇÃO AMERICANA PODE INCENTIVAR EXPORTAÇÃO DE MUITOS PRODUTOS BRASILEIROS

xzxz

A Firjan elaborou uma tabela das alterações, com o objetivo de auxiliar a compreensão acerca da MTB, Miscellaneous Tariff Bill Act of 2018. Em vigor desde 13/09, nova legislação dos Estados Unidos reduziu ou eliminou as tarifas de importação, temporariamente, para cerca de 1.700 produtos dos setores químico, têxtil, agrícola, de vestuário, calçado, máquinas, equipamentos, entre outros. O  MTB auxilia os produtores americanos  na compra de bens essenciais para cadeia industrial que não são produzidos no país ou que não estão disponíveis no mercado doméstico. A mudança é válida por três anos, até 31/12/2020, podendo ser revogada pelo governo americano.

Claudia Teixeira(foto), especialista em Comércio Exterior da Gerência Internacional da federação, diz  que é preciso analisar os detalhamentos dos produtos listados para ver se estão de acordo com a mercadoria que se quer exportar: “As SH relacionadas do código original do produto

 são secundárias nesse caso. O novo detalhamento não corresponde ao sistema harmonizado anterior”.  Para ela, o exportador brasileiro poderá se beneficiar dessa medida:  “Os EUA são o principal parceiro do Rio para produtos industrializados. Mesmo que a redução seja para todos os países, os industriais fluminenses podem se beneficiar da alteração”, explica.  A Firjan informa  que está a disposição para esclarecimento ou auxílio sobre o tema pelo e-mail comex@firjan.com.br ou pelos telefones (21) 2563-4222 / 4226.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of