NORUEGA DESTINA VERBA PARA INVESTIR NA EXPLORAÇÃO EM CAMPOS PERTO DA FRONTEIRA DA RÚSSIA

ghggA Noruega já tem aprovado um orçamento para aumentar os gastos com a procura de petróleo e gás no norte do mar de Barents, perto da fronteira com a Rússia. O governo propôs destinar mais de 50 milhões de coroas norueguesas (US$ 6,04 milhões) para uma pesquisa em 3D sobre uma grande estrutura geográfica que fica na fronteira com a Rússia. Um comunicado do  ministro de Petróleo e Energia da Noruega, Kjell-Boerge Freiberg(foto) diz que  “O conhecimento é crucial tanto para o bom gerenciamento de recursos como para a salvaguarda dos interesses econômicos nacionais”.

O ministério de petróleo e energia do país não identificou a estrutura, mas disse que ela estava localizada em uma área que ainda não está aberta para exploração e desenvolvimento de petróleo. As áreas que o governo quer examinar de perto são blocos de exploração opostos concedidos pela Rússia do outro lado da fronteira. A maior produtora de petróleo da Rússia, a Rosneft, opera três blocos na fronteira com a Noruega, segundo informações no site da empresa. A estatal norueguesa Equinor, tinha planos de perfurar com a Rosneft em um dos blocos, conhecido como Perseyevsky,  mas as sanções ocidentais impostas a Moscou depois que a Rússia tomou a Crimeia da Ucrânia, em 2014, puseram fim a esses planos.

Oslo e Moscou fizeram um acordo em 2010 para acabar com uma disputa pela fronteira marítima, que incluía a exploração de petróleo e gás. Mas desde a anexação da Rússia de autoridades norueguesas da Criméia expressaram preocupação com exercícios militares russos na região. A Noruega também teme que as tensões entre a Rússia e o Ocidente possam ter implicações para a área Svalbard, que pertence à Noruega, mas se tornou significativa devido ao crescente interesse no petróleo e gás do Ártico.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of