Megabanner

ESTUDO DA BLUE SOLAR INDICA QUE MINAS GERAIS É O ESTADO BRASILEIRO QUE MAIS USA ENERGIA FOTOVOLTAICA

UFRJ APRESENTA PROJETO DE GERAÇÃO DE ENERGIA SOLARA energia solar continua sendo oferecida como a solução para quem busca economia na conta de luz e uma libertação da constante inflação energética que encarece o valor da energia elétrica no país. Os painéis que usam a luz do sol para gerar energia elétrica e que até 6 anos atrás eram praticamente desconhecidas do público, hoje já alimentam mais de 42 mil casas, empresas e demais estabelecimentos do Brasil. Segundo as projeções oficiais da ANEEL (Agência Nacional de Elétrica), isso é só o começo de uma expansão que irá chegar a mais de 886 mil clientes até 2024. O Brasil, com seus diferentes climas e níveis de radiação que em conjunto com outros fatores envolvidos na geração e retorno obtidos com o sistema fotovoltaico, fazem com que eles cresçam em intensidade igualmente diferente entre as regiões do país. De acordo com um levantamento da empresa Blue Sol, conheça os três estados onde a energia solar é mais usada por seus habitantes:

A empresa diz que se  fosse  comparar o Brasil com os Estados Unidos, em termos de energia solar fotovoltaica, certamente a nossa “Califórnia”, estado mais gera energia solar nos Estados Unidos, seria Minas Gerais. O Estado foi pioneiro na isenção do ICMS sobre a energia solar e a alta tarifa energética local, associada aos altos níveis de radiação mineiro, fazem dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede uma ótima solução:  Sistemas de energia solar residencial:  5.685; Sistemas de energia solar comercial: 1.312; Sistemas de energia solar industrial: 259;  Sistemas de energia solar rural: 496; Outros: 63:  Total: 7.815 Sistemas.

Em um próximo segundo lugar está São Paulo, que ameaça a liderança de Minas e, inclusive, já supera o estado no segmento de sistemas de energia solar residencial, o de maior representatividade em todo o segmento de geração distribuída no Brasil: Sistemas de energia solar residencial: 6.523; Sistemas de energia solar comercial: 881; Sistemas de energia solar industrial: 105; Sistemas de energia solar rural: 132; Outros: 48 Total: 7.689 Sistemas.

E em terceiro lugar está o Rio Grande do Sul que, embora perca para São Paulo em número de sistemas, supera o estado paulista quando se trata da potência instalada, contabilizando 60.340 kW gerados contra 50.315 kW em São Paulo. Isso é explicado pela maior quantidade de sistemas comerciais instalados no Rio Grande do Sul, que quase sempre tem potência maior que sistemas residenciais: Sistemas de energia solar residencial: 3.529; Sistemas de energia solar comercial: 1.152; Sistemas de energia solar industrial: 185; Sistemas de energia solar rural: 300; Outros: 23; Total: 5.189 Sistemas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of