SENADO PODE VOTAR NESTA QUARTA O PEDIDO DE URGÊNCIA PARA PROJETO QUE AUTORIZA VENDA DE 70% DA CESSÃO ONEROSA | PetroNotícias





SENADO PODE VOTAR NESTA QUARTA O PEDIDO DE URGÊNCIA PARA PROJETO QUE AUTORIZA VENDA DE 70% DA CESSÃO ONEROSA

senadoA pauta do Senado Federal desta quarta-feira (31) pode trazer novidades para o projeto de lei que autoriza a venda de até 70% das áreas da cessão onerosa. Os senadores analisarão um pedido de urgência para a matéria feito pelos líderes da casa. A oposição, no entanto, promete embarreirar o tema, tendo em vista que a configuração do Senado mudará bastante após 1º de janeiro e, por isso, não seria o momento ideal para a questão ser debatida.

O projeto de lei 78/2018 é de autoria do deputado José Carlos Aleluia (DEM/BA) e prevê permitir que a Petrobrás transfira até 70% dos direitos de exploração a cessão onerosa para outras petroleiras, desde que mantenha a participação de 30% no consórcio. Além disso, a proposta flexibiliza a utilização do regime licitatório das sociedades de economia mista nas contratações de bens e serviços pelos consórcios integrados pela estatal.

Recentemente, o Petronoticias publicou uma entrevista com o geólogo Luciano Seixas, que critica a proposta. “Em outras palavras, eles querem entregar para as companhias internacionais tais reservas, justo onde a Petrobrás e o governo investiram, com risco, e descobriram o petróleo”, acusa. “Se o número for confirmado teremos aqui, no Brasil, no indomável e endeusado pré-sal, um dos melhores poços do mundo em termos de produtividade, quiçá o maior, e que pertence a área da Cessão Onerosa, com 5 bilhões de barris recuperáveis adquiridos pela Petrobrás e na mesma área onde residem os excedentes, algo em torno de 10 bilhões de barris de óleo recuperável potencial”, acrescentou.

3
Deixe seu comentário

avatar
3 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Luciano Seixas ChagasLeonardo Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Continuo achando venda do petróleo excedente da cessão onerosa um desastre para o Brasil como Nação. Um crime de Lesa-Pátria. Já li sobre a potencial arrecadação de R$90 a R$ 100 bilhões. Isto significa vender um ativo petrolífero estratégico, já descoberto e ainda não totalmente delimitado, mas que, no Campo de Búzios, segundo informações ainda não confirmadas pela Petrobras, só um dos poços, na P74, produziu 52 mil barris/dia. Também na área vizinha, em Libra, conforme notícia já divulgada pela Petrobras, um só poço também produziu 58 mil barris por dia. É certo que todos os reservatórios do mundo, de… Read more »

Leonardo
Visitante
Leonardo

Venda, o mundo está mudando a matriz energética suja por uma limpa, o sol. Corremos o risco real de ficarmos na pré história moderna da incompetencia. Mais Brasil e menos Brasília, Ruma a prosperidade consciente e justa para todos.

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Quem fala de energia limpa não sabe qualificar e nem quantificar quão limpa são as energias assim faladas e o os custos e respectivas e poluições associadas, de toda a ordem, para sua implantação, contendo os os custos e danos na fabricação de baterias armazenadoras e respectivas as suas minas de extração de lítio e outros minerais, etc. Todos repetem o mote ou o jargão e pouco conhecem realmente do tema. Assim, recomendo leituras mais profundas que comprovem as asserções postas. A pesar das hidroelétricas, sol, vento etc. o carvão mineral , polidor, ainda representa mais que 20% da matriz… Read more »