NORUEGUESES E BRASILEIROS DISCUTEM INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE PETRÓLEO EM EVENTO INTERNACIONAL NO RIO

zxzxzUm  encontro internacional vai reunir pesquisadores e profissionais das indústrias norueguesa e brasileira no Rio de Janeiro  para apresentar e debater projetos de pesquisa e inovação, com foco no segmento de óleo e gás. O evento será realizados na próxima semana,  segunda e terça ( 12 e 13), na sede do CBPF – O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, em Botafogo.  A iniciativa é da  Innovation Norway, agência do governo da Noruega para fomentar a inovação e o desenvolvimento de empresas e indústrias. Como os dois países têm uma forte presença no mercado o cenário de intercâmbio de conhecimento e experiência parece bastante promissor: a Noruega tem uma longa experiência na gestão de recursos petrolíferos para promover o desenvolvimento de uma economia sustentável, é o maior produtor de energia hidrelétrica da Europa e o sexto maior produtor mundial. Em contrapartida, o setor de óleo e gás brasileiro atrai muitos investimentos em pesquisa e tecnologia em função de características específicas para a exploração de petróleo e gás na camada do pré-sal.

Michelle Duarte, gerente de projetos de Energia da Innovation Norway acredita que  “O encontro é muito importante para fomentar o diálogo entre Brasil e Noruega, apresentar as perspectivas e desafios da indústria de óleo e gás e debater as soluções para o setor. Acreditamos também que as semelhanças entre os dois países podem trazer novas oportunidades de parcerias de negócios. No caso do setor de energia, por exemplo, ambos têm suas matrizes energéticas baseadas em geração através de hidrelétricas, e no setor de óleo e gás, há grandes similaridades nas operações em águas profundas”

Com painéis sobre as transformações na indústria petrolífera, pesquisa e inovação em energia na Noruega, perspectivas da indústria brasileira, novas tecnologias, digitalização e automação e meio ambiente, o evento terá a presença da cônsul-geral da Noruega, Sissel Hodne Steen(foto), do diretor da Innovation Norway, Stein-Gunnar Bondevik, do diretor do CBPF, Ronald Cintra, de pesquisadores de importantes universidades da Noruega e do Brasil, além de profissionais de grandes empresas do setor de óleo e gás.

 

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of