CRISE NA INDÚSTRIA NAVAL OBRIGA SBM A SUSPENDER AS ATIVIDADES DO ESTALEIRO BRASA NO RIO DE JANEIRO

brasaA falta de demanda no setor naval fez uma nova vítima. Desta vez, será o estaleiro Brasa, em Niterói (RJ), que terá suas atividades suspensas pelos próximos dois anos, ao menos. O baixo número de novas oportunidades e a estratégia do governo de reduzir os índices de conteúdo local foram golpes duros demais para a empresa. O anúncio foi feito pela holandesa SBM Offshore, uma das proprietárias do empreendimento em parceria com o Synergy Group.

Entre as justificativas, estão o tempo de espera para novas encomendas de construção de embarcações e a incerteza quanto à evolução dos regulamentos de conteúdo local. O estaleiro foi fundado em 2012 para atender demandas do setor petróleo e gás. No histórico de grandes projetos da unidade, estão os FPSOs Cidade de Ilhabela, Cidade de Maricá e Cidade de Saquarema.

Contudo, a SBM disse que o Brasil continua sendo um mercado chave para a empresa, onde “várias oportunidades estão sendo ativamente buscadas”. Para lembrar, fechou um acordo de leniência com as autoridades brasileiras para voltar a ser contratadas em licitações públicas. Inclusive, em outubro, a companhia holandesa fez um pagamento de R$ 549 milhões à Petrobrás como parte deste acordo.

2
Deixe seu comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Deco BambaMARIA Fernanda Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
MARIA Fernanda
Visitante
MARIA Fernanda

Os governos Temer e PSDB retomaram a mesma política do governo de FHC que, não por acaso, quebrou o Brasil 3 vezes. E o governo Bolsonaro vai continuar no mesmo caminho, mantendo inclusive Ivan Valente no comando da Petrobrás!!! Triste.

Deco Bamba
Visitante
Deco Bamba

O Conteúdo Local é vital para criar empregos na indústria naval brasileira. É claro que as grandes firmas mundiais da área offshore são contra. O governo ora eleito comporta-se como se o Brasil fosse USA quando na verdade somos uma Angola melhorada. Para sermos USA teríamos que renascer de novo. Mercado aberto para o Brasil não existe. Pode sere feito mas com uma legião de desempregados em todo Brasil e com a marginalidade explodindo em todos os rincões do pais. Nosso sistema social e trabalhista não permite ter uma concorrência justa com os Chineses e Indianos. A nossa educação e… Read more »