GE CONQUISTA CONTRATO PARA FORNECER SOLUÇÃO DE ENERGIA PARA UPGN DO COMPERJ | PetroNotícias





GE CONQUISTA CONTRATO PARA FORNECER SOLUÇÃO DE ENERGIA PARA UPGN DO COMPERJ

GE, Ed TorresA construção da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí (RJ), avançará novamente. Desta vez, o consórcio que toca as obras – formado pela chinesa Shandong Kerui e a brasileira Método Potencial – fechou um acordo com a GE para a entrega de uma solução de energia (e-house) que será usada na UPGN da refinaria. Este fornecimento será o maior do gênero que a empresa americana fará na América Latina.

A e-house terá uma área de 800 metros quadrados, englobando equipamentos como transformadores, painéis de distribuição, painéis de média tensão, sistemas de acionamento de velocidade variável e barramento. “O projeto [UPGN], uma vez concluído, quase dobrará a capacidade de descarregamento e processamento de gás do pré-sal. Dada a sua escala e complexidade, é essencial que todas as tecnologias adotadas na unidade sejam confiáveis e robustas. Estamos muito satisfeitos em trabalhar com a GE. A solução elétrica será uma parte indispensável na extração e processamento de petróleo e gás“, declarou o vice-presidente da Método Potencial, Ivo Vieitas.

O contrato foi bastante celebrado pela GE, dada a extensão do projeto e relevância do empreendimento no cenário nacional de óleo e gás. Para se ter ideia, a UPGN do Comperj será a maior do país, com capacidade de processar até 21 milhões de metros cúbicos de gás por dia. “Estamos entusiasmados por sermos escolhidos para implementar nosso profundo conhecimento em engenharia elétrica para fornecer uma solução tão importante para este projeto histórico de petróleo e gás“, comentou o CEO da área de óleo e gás e naval da GE Power Conversion, Ed Torres (foto).

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of