COMITIVA DO JAPÃO VISITA O PORTO DE AÇU EM BUSCA DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

AGKO8018O Porto do Açu recebeu nesta semana uma comitiva de representantes de empresas japonesas, que conheceram a infraestrutura do complexo portuário, industrial e energético e as vantagens competitivas da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do empreendimento. O objetivo do encontro foi ampliar as possibilidades de negócios entre o Porto, localizado em São João da Barra (RJ), e o país asiático.

O Complexo do Açu é o melhor que já conheci no país. Além dos benefícios da ZPE, com isenções tributárias e facilitação para escoamento da produção, o Açu tem o diferencial da grande extensão de área para instalação de indústrias e localização próxima a São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, afirmou o secretário geral da Câmara Japonesa, Fujiyoshi Hirata.

A comitiva japonesa conheceu os terminais de minério de ferro (Ferroport), petróleo (Açu Petróleo) e multicargas (T-MULT), além das obras de duas termelétricas e um terminal de regaseificação no empreendimento. Os asiáticos também conheceram as instalações da TechnipFMC, unidade de produção de tubos flexíveis para apoio à indústria offshore.

A ZPE do Açu é uma área de livre comércio com o exterior, destinadas à instalação de empresas com produção voltada à exportação e com diversos benefícios tributários. Para o coordenador de Análise de Projetos da Secretaria Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Delphino Pires de Souza Júnior, as perspectivas de negócios são positivas porque a ZPE do Açu por apresenta “uma localização privilegiada para sediar empreendimentos industriais orientados para o mercado externo, tanto em razão da proximidade com uma estrutura portuária eficiente, como pela disponibilidade de energia elétrica, gás natural e outros insumos e serviços para apoiar a atividade industrial”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of