GOVERNO PUBLICA O DECRETO DA POLÍTICA NUCLEAR BRASILEIRA

temerA quinta-feira (6) teve um noticiário movimentado no setor nuclear. O governo Michel Temer publicou hoje o decreto que consolida as diretrizes da Política Nuclear Brasileira (PNB). A novidade é crucial para o desenvolvimento deste mercado no país, porque orientar o planejamento, as ações e as atividades nucleares e radioativas no Brasil. O texto traz alguns pontos relevantes para o desenvolvimento do segmento, como uma estrutura regulatória com o objetivo de normatizar, licenciar, autorizar, controlar, regular e fiscalizar as suas atividades.

A PNB promete também ampliar a interação da indústria nuclear brasileira com as instituições científicas, tecnológicas e de inovação nacionais e internacionais. A ideia é estimular o desenvolvimento do setor  por meio da manutenção e da ampliação das cooperações nos âmbitos interno e externo.

Especificamente sobre a parte de mineração nuclear, a política quer estimular o levantamento geológico, no País, destinado à identificação e à determinação das ocorrências de minerais nucleares. O objetivo é garantir o atendimento integral da demanda interna de minério nuclear.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of