Megabanner

SUBMARINO RIACHUELO ESTÁ PRONTO PARA SER LANÇADO AO MAR NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

riachueloA próxima semana será marcada pelo lançamento do Submarino Riachulelo (S-BR1), o primeiro de uma série de quatro unidades convencionais, além de um nuclear, que estão sendo construídos para a Marinha. Nesta semana, o submarino foi movimentado do Estaleiro de Construção, dentro do Complexo Naval de Itaguaí (RJ), para o chamado “shiplift” – um elevador que será responsável pelo lançamento da embarcação ao mar, na sexta-feira (14).

O lançamento do Riachuelo é um acontecimento estratégico para o Brasil em vários aspectos. No campo da defesa, ele será um ativo fundamental para patrulhar a “Amazônia Azul”, que corresponde a uma área de 3,5 milhões de quilômetros quadrados de mar que está sob a jurisdição brasileira e que está repleta de recursos, como os campos do pré-sal.

Os novos submarinos também trarão benefícios tecnológicos para o país. Como se sabe, o Brasil fechou um acordo com a França para Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). Esta parceria tem como objetivos a  transferência de tecnologia, a nacionalização de equipamentos e de sistemas, além da capacitação de pessoal. O que a Marinha vislumbra é que o acordo vai garantir que o Brasil ganhe a capacidade de projetar, construir, operar e manter seus próprios submarinos convencionais e com propulsão nuclear.

A construção do Riachuelo começou em 2010, nas instalações da DCNS, na França. Naquela ocasião, começou o processo de capacitação dos engenheiros e técnicos da Marinha, NUCLEP e Itaguaí Construções Navais (ICN). Ainda naquele ano, engenheiros da Marinha começaram o treinamento para a política de manutenção dos submarinos S-BR, assistência técnica e a transferência de tecnologia.

No Brasil, a construção dos submarinos convencionais teve início em 16 de julho de 2011. A previsão é de que todos eles estarão prontos até o final de 2022. Depois do Riachuelo, será a vez do Humaitá ganhar os mares, em 2020. Os submarinos Tonelero e Angostura virão na sequência, em 2021 e 2022, respectivamente. O submarino nuclear tem previsão de lançamento para 2028.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of