PELA PRIMEIRA VEZ UM SISTEMA DESENVOLVIDO PELA ABB OPERA O CONTROLE DE UMA BALSA REMOTAMENTE | PetroNotícias





PELA PRIMEIRA VEZ UM SISTEMA DESENVOLVIDO PELA ABB OPERA O CONTROLE DE UMA BALSA REMOTAMENTE

dssssCom um teste histórico no porto da capital finlandesa, a ABB e a Helsinki City Transport deram o próximo passo rumo ao transporte autônomo. No teste remoto, o primeiro do mundo realizado com uma balsa de transporte de passageiros em funcionamento, a ABB experimentou com sucesso o aprimoramento das operações náuticas com tecnologias que já estão disponíveis para praticamente qualquer tipo de embarcação. Esse teste inovador representa um passo crucial para aumentar a aceitação de sistemas operacionais autônomos na indústria marítima. Espera-se que soluções autônomas transformem o transporte marítimo internacional nas próximas décadas, à medida que o setor se recupera da recessão causada pela crise financeira de 2008. De acordo com dados da International Chamber of Shipping, a demanda global por transporte marítimo cresceu 30% na última década, enquanto que mais de 10 bilhões de toneladas de carga são transportadas por mar todos os anos.

fdd“Estamos entusiasmados com o impacto deste teste no futuro do setor marítimo”, disse Peter Terwiesch(foto), presidente da divisão de automação industrial da ABB. “As soluções avançadas de automação da companhia estão tornando possível o que antes era impossível para diversos setores, incluindo a navegação, que busca ativamente tecnologias que possam fornecer rapidamente maior eficiência e melhor segurança”.

 Juha Koskela, diretor da unidade de negócios Marine & Ports da ABB, disse que  “Autônomo não significa não tripulado. À medida que se tornam elétricas, digitais e mais conectadas do que nunca, a ABB consegue equipar as embarcações marítimas com soluções que aumentam seus conjuntos de habilidades. Dessa forma, aprimoramos a segurança geral das operações marítimas”.

A balsa Suomenlinna II foi adaptada com o novo sistema de posicionamento dinâmico da companhia,  e operado a partir de um centro ddddddde controle em Helsinque. Depois da travessia, o capitão Lasse Heinonen disse: “O progresso que fizemos com o teste remoto foi considerável. Acredito que estamos no caminho certo para explorar outras possibilidades dessa tecnologia à medida que avançamos”.

A Suomenlinna II normalmente faz a travessia de Helsinque à fortaleza de Suomenlinna, Patrimônio Mundial da UNESCO, em uma ilha próxima. Para o teste de pilotagem remota, a balsa partiu de Kauppatori, praça do mercado de Helsinque. O comandante Heinonen conduziu remotamente a Suomenlinna II através da plataforma ABB Ability Marine Pilot Control, em uma área pré-selecionada do porto de Helsinque. O teste ocorreu durante as horas de folga da embarcação, longe da costa, sem passageiros.Embora agora esteja equipada com o novo sistema de posicionamento dinâmico, a embarcação continuará a operar por meio de um conjunto de controles de bordo convencionais, com o modo remoto implantado apenas durante o teste. A pesquisa e o desenvolvimento terão continuidade com a balsa e sua tripulação.

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