JUSTIÇA SUSPENDE HIBERNAÇÃO DA FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA BAHIA | PetroNotícias





JUSTIÇA SUSPENDE HIBERNAÇÃO DA FÁBRICA DE FERTILIZANTES DA BAHIA

6b6758b1b1a0fe363793b617b83f8efaA hibernação das fábricas de fertilizantes da Petrobrás sofreu uma reviravolta. A Justiça Federal da Bahia proferiu decisão liminar em ação proposta pelo SINPEQ (Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos), suspendendo a hibernação da Fafen-BA, em Camaçari. A Petrobrás já foi informada da determinação judicial e declarou que “irá tomar todas as medidas cabíveis para reverter esta decisão“.

O fechamento da fábrica na Bahia, e também de Sergipe, tem sofrido muita resistência na classe dos trabalhadores. Nesta semana, cerca de 2 mil trabalhadores do Polo de Camaçari, na Bahia, realizaram um ato em protesto contra a hibernação da unidade. De acordo com o Sindipetro-BA, a Fábrica de Fertilizantes de Sergipe (Fafen-SE) também teve uma manifestação semelhante. Já na opinião do presidente da CUT Bahia, Cedro Silva, muitos trabalhadores serão demitidos porque diversas empresas do Polo terão dificuldades de ser manter.

Enquanto isso, a Petrobrás diz que está tratando a hibernação com autoridades e entidades representativas, de forma que potenciais efeitos negativos sobre as economias da Bahia e Sergipe sejam minimizados. “A companhia ofereceu aos empregados lotados na Fafen-SE oportunidades de movimentação interna que conciliem perfis e perspectivas pessoais com as necessidades da empresa. Um efetivo mínimo permanecerá em rotina operacional com o objetivo de garantir a integridade e a segurança das instalações”, disse a estatal.

A petroleira alega que decidiu pela saída do negócio de fertilizantes em função de prejuízos e consequente destruição de valor decorrente da operação desses ativos. Por isso, no ano passado, a empresa disse que começaria a hibernar tanto a Fafen-SE quanto a Fafen-BA a partir do dia 31 de janeiro.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
João Manoel Luiz Filho Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Manoel Luiz Filho
Visitante
João Manoel Luiz Filho

Com a finalidade de matar a BR, usa-se subterfúgios de fechamento de unidades que não atinge a o “benchmarking” irreal estabelecido pelos comandados para falirem a empresa na marra.