Megabanner

PARA MELHORAR A LOGÍSTICA SÃO ESPERADOS INVESTIMENTOS DE R$ 25 BILHÕES NAS FERROVIAS BRASILEIRAS

dsdsAs ferrovias devem receber investimentos de R$ 25 bilhões nos próximos cinco anos. Desde o período de início do processo de concessão das ferrovias de carga, na década de 1990, o modal não atravessa um período tão positivo. A renovação antecipada das concessões de cinco ferrovias de carga dará um importante impulso ao setor. Segundo estimativas da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), com as renovações dos contratos, a expectativa é de muito otimismo. Isso significa inúmeras obras voltadas para a expansão da capacidade da malha, por meio de duplicações de vias, contornos, além da construção e ampliação de pátios e terminais, e a consequente elevação do volume de carga transportada e o aumento das exportações brasileiras. Esses investimentos impactarão significativamente os fornecedores do setor. Apenas em material rodante, a ANTF estima a aquisição de 715 locomotivas e 8.580 vagões nos primeiros anos pós-assinatura dos termos aditivos contratuais.

Recentemente, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) estabeleceu um novo calendário para a renovação das concessões. Em fevereiro, serão abertos os prazos para abertura das audiências públicas para debater os processos da MRS Logística e da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), operada pela VLI Logística. Três ferrovias já tiveram audiências públicas: Rumo Malha Paulista, Estrada de Ferro Carajás (EFC) e Estrada de Ferro Vitória a Minas, sendo que as duas últimas, operadas pela Vale, devem ter divulgados ainda neste bimestre os relatórios finais sobre as contribuições das audiências públicas.  De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer), Vicente Abate, as renovações darão um importante impulso à indústria ferroviária. Segundo ele, no Brasil as empresas têm capacidadessaa instalada para fabricação de 12.000 vagões de carga e 250 locomotivas anualmente.

É nesse cenário próspero que vai a acontecer a 21ª NT Expo – Negócios nos Trilhos, principal encontro do setor metroferroviário da América do Sul, que estreará em outro pavilhão, o São Paulo Expo, – e também terá nova data: de 19 a 21 de março. O evento congrega toda a cadeia de fornecedores, formadores de opinião, órgãos públicos e os players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of