Megabanner

RELATÓRIO DO MME INDICA QUE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA PODE OFERECER MELHORIAS NO SISTEMA ELÉTRICO

Solar no telhadoO Ministério de Minas e Energia divulgou nesta quinta-feira (7) o relatório sobre o Programa de Desenvolvimento da Geração Distribuída (GD) de Energia Elétrica (ProGD), lançado em 2015. O documento traz uma série de constatações sobre o setor. Uma delas é que a GD tem o potencial de oferecer melhorias no sistema, como a redução das perdas, a criação de microredes e a operação ilhada.

O estudo também ressalta que é necessário que os bancos tenham maior conhecimento sobre energias renováveis e GD para facilitar a oferta de alternativas de financiamento. Na visão do ministério, a criação de uma linha de financiamento específica, com condições de juros mais atrativas (por exemplo, de 12% a.a.) tem impacto na redução do tempo de retorno dos investimentos em GD quase tão forte quanto aquele produzido pela isenção fiscal (cerca de 25% de redução).

Contudo, o relatório aponta alguns gargalos. Um deles é a falta de profissionais especializados na área de projeto, instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos, que segundo o ministério representa um obstáculo para o seu desenvolvimento no país. O documento também possui uma série de recomendações, como acompanhar a implementação das ações discutidas com os bancos públicos e instituições governamentais, além de aprofundar os estudos com relação à tributação e políticas especiais de financiamento, com o auxílio do Ministério da Fazenda.

O relatório completo pode ser acessado por meio deste link.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of