IBAMA VETA E MANDA ARQUIVAR PROJETO DE EXPLORAÇÃO DE URÂNIO EM SANTA QUITÉRIA, NO CEARÁ | PetroNotícias





IBAMA VETA E MANDA ARQUIVAR PROJETO DE EXPLORAÇÃO DE URÂNIO EM SANTA QUITÉRIA, NO CEARÁ

ssssO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) negou pedido de licenciamento ambiental para a instalação de um complexo industrial de mineração e beneficiamento de fosfato e urânio no município de Santa Quitéria (CE), a 220 quilômetros de Fortaleza. O órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente informou que o processo de licenciamento ambiental foi arquivado em razão da inviabilidade ambiental do estudo apresentado.  A elaboração do projeto foi feito ao consórcio Santa Quitéria, formado pelas Industrias Nucleares do Brasil (INB) e o Grupo Galvani, que prevê a instalação de um complexo industrial dedicado à mineração e beneficiamento de fosfato e urânio, minérios que se encontram associados em reserva localizada no município.

O grupo Galvani   é controlado pela norueguesa Yara e está  no Brasil desde 1977 no segmento de fertilizantes. A  companhia tem atuação global, vendendo para 150 países soluções para a agricultura sustentável e o meio ambiente. O consórcio previa investimentos de R$ 850 milhões na implantação do empreendimento, para produzir fertilizante fosfatado para a agricultura, fosfato bicálcico, para alimentação animal, e concentrado de urânio, destinado à produção de energia nas usinas nucleares brasileiras. Só de concentrado de urânio, a produção prevista era de 1.600 toneladas anuais. O empreendimento incluía uma barragem de rejeitos, que deveria ser construída na região.

Um parecer preliminar do Ibama apontou entre outras irregularidades, que o projeto não comprovava a viabilidade hídrica e que as pilhas de rejeitos deveriam ser feitas em lugares inadequados. Tampouco haviam medidas de mitigação quanto à possível contaminação das comunidades mais próximas e a autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e da Comissão Nacional de Energia Nuclear .

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
Rose Palmeira Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Rose Palmeira
Visitante
Rose Palmeira

Finalmente, alguém que tem conhecimento e discernimento! Aprende Brasil a defender o meio ambiente!