Megabanner

PETROBRÁS ANUNCIA QUE APRESENTARÁ NOVO MODELO DE VENDAS DE REFINARIAS

EsboçoDe volta ao planejamento. Não deu certo a recente tentativa da Petrobrás em se desfazer de ativos na área de refino. Por isso, o presidente da companhia, Roberto Castello Branco, anunciou nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, que a empresa vai desenhar um novo modelo de venda de suas refinarias. A previsão inicial é que a nova proposta seja apresentada dentro de três meses.

Nós vamos desenhar um pacote que atenda aos nossos interesses de gerar recursos para atender o objetivo de reduzir o endividamento e financiar investimentos em óleo e gás. Ao mesmo tempo, deve-se ter o cuidado de não dar origem a monopólios regionais controlados por investidores privados”, comentou o executivo. Castello Branco considera que o modelo de venda atual, lançado em 2018 e que prevê a alienação de 60% de participação em refinarias do Sul e Norte, não é competitivo.

Pretendemos mudar o modelo. Nós não concordamos com o modelo do ano passado, porque exclui compradores. Então, isso está fora de questão. O modelo será outro e está sendo discutido. Vamos levantar várias opções e modelos de venda e encontrar um que consideramos melhor”, explicou o presidente. O executivo ainda acrescentou que gostaria que a Petrobrás tivesse menos de 50% de participação do mercado nacional de refino, frente aos atuais 98%.

No planejamento de negócios da Petrobrás entre os anos de 2019 e 2023, o setor de refino deverá receber até US$ 8,41 bilhões em investimentos, o que corresponde a 10% do montante total que a estatal irá desembolsar no intervalo. A parte de exploração e produção ficará com a maior fatia de recursos – US$ 68,8 bilhões.

O nosso objetivo é investir naqueles ativos que tragam maior retorno. Isso significa [investir] em exploração e produção em águas ultraprofundas e profundas. Por exemplo, revitalizar a Bacia de Campos e, ao mesmo tempo, vender aqueles ativos que nao conseguimos extrair o melhor retorno possível”, concluiu Castello Branco.

4
Deixe seu comentário

avatar
4 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
4 Comment authors
genildoLuciano Seixas ChagasJOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRAJoão Manoel Luiz Filho Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Manoel Luiz Filho
Visitante
João Manoel Luiz Filho

Papo furado, querem destruir a Petrobrás pelas beiradas. O governo JB é incompetente. JB venceu para ser a salvação do Brasil mas o cara não sabe como fazê-lo. Entregou o pais nas mãos de um monte de ministros e economistas interesseiros que estão pouco se lixando para o pais.

JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA
Visitante
JOÃO BATISTA DE ASSIS PEREIRA

A BANDALHEIRA NA PETROBRAS AINDA NÃO ACABOU – PETROBRAS PRETENDE REPASSAR SUAS REFINARIAS AS CONCORRENTES E ENTREGAR 2,5 BILHÕES DE REAIS DO INVESTIDOR PARA A LAVA JATO ADMINISTRAR: Que estória é essa? A Petrobras não pode ser considerada dona singela e absoluta do dinheiro que foi recuperado e não poderia entregá-lo para a Lava Jato administrar. No Direito brasileiro a Petrobrás é definida como sociedade anônima de economia mista regida pelo direito privado – artigos 61 da Lei 9.478/1997 e 235 da Lei das Sociedades Anônimas (LSA). A União Federal, apesar de acionista controladora que detém a maior parte das… Read more »

Luciano Seixas Chagas
Visitante
Luciano Seixas Chagas

Vender refinarias para a concorrência? Que conversa estranha e puro eufemismo para privatizar mais ainda a Petrobras. Porque os concorrentes não constroem novas refinarias já que o Brasil importa refinados. Pergunta fácil e de difícil reposta para o senhor Castello Branco! Parece o litígio sugerido por Trump para brigarmos com a China. Ficamos mal humorados e a China então, com raiva, passará a comprar agricultáveis nos EUA e assim tornaremos a única atividade rentável hoje, no Brasil, mais um outro sítio de desempregos. Enquanto isso com o PIB 2018 de 1,1% estamos cansados da promessa de crescimento e de novos… Read more »

genildo
Visitante
genildo

Papo furex, essa anta veio pra detonar a PETROBRAS, depois que vender tudo sai do país e vai fazer uma boquinha lá fora.