ANP REALIZARÁ CONSULTA PÚBLICA PARA AJUDAR A ELABORAR O EDITAL DO GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL | PetroNotícias





ANP REALIZARÁ CONSULTA PÚBLICA PARA AJUDAR A ELABORAR O EDITAL DO GASODUTO BOLÍVIA-BRASIL

Cesário CecchiA Agência Nacional do Petróleo (ANP) aprovou, durante a reunião semanal de sua diretoria colegiada, a realização de uma consulta pública para ajudar na elaboração do edital da licitação da capacidade do Gasoduto Bolívia-Brasil. Como se sabe, no final deste ano, vencerá um dos contratos entre a TBG (dona do gasoduto) e a Petrobrás, o que deixará a linha com capacidade livre de 18,08 milhões de metros cúbicos por dia.

Uma das novidades anunciadas pela diretoria da ANP é que a licitação poderá contratar empresas que queriam usar o gás e também as que desejam apenas transportar o combustível para terceiros. “Todas as empresas poderão se candidatar, desde que qualificadas como carregadoras, comprar capacidade para trazer gás ou a injetar gás no sistema de transporte”, afirmou o relator do assunto na agência, diretor José Cecchi.

Ao longo da chamada pública, a ANP espera que será possível identificar a demanda por capacidade de transporte, bem como a tarifa a ser atribuída aos carregadores. A licitação será conduzida pela própria TBG, e a agência atuará indiretamente no processo. A tarifa que está sendo proposta na minuta do edital é composta por uma fatia de 30% postalizada e o percentual restante locacional.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of