EMPRESA ESTATAL RUSSA DE OLHO NO MERCADO BRASILEIRO DE PETRÓLEO PEDE CERTIFICAÇÃO PARA SEUS HELICÓPTEROS | PetroNotícias





EMPRESA ESTATAL RUSSA DE OLHO NO MERCADO BRASILEIRO DE PETRÓLEO PEDE CERTIFICAÇÃO PARA SEUS HELICÓPTEROS

Mi-17A2A previsão de analistas de um aumento de até 20% na demanda global por helicópteros nos próximos cinco a dez anos e o tamanho do mercado brasileiro – 37% da frota de todo o continente americano – levaram a holding Helicópteros da Rússia a acelerar seus projetos de expansão no Brasil. Parte integrante da corporação estatal Rostec, a Helicópteros da Rússia entregou à Anac a documentação técnica e operacional do helicóptero Mi-17A2. Desde 2000, a Rússia já entregou 16 helicópteros de diferentes modelos para o Brasil. A tendência a uma recuperação do setor de Óleo e Gás no Brasil permite que se estime aumento anual de demanda de 2 a 4 aeronaves, em período de 2 a 3 anos. Especialmente, levando-se em conta a experiência positiva com os modelos Mi-171A1 no clima quente e úmido do país, e como as características operacionais e de vôo do Mi-171A2.

Segundo Anatoli Serdiukov (foto à esquerda), diretor da Rostec, o Brasil tem alta procura por helicópteros multifunção de porte médio, e o modelo que a Helicópteros da Rússia traz para o mercado local e para o qual busca a certificação, é nova e moderna, espaçosa e considerada confiável: “O helicóptero Mi-171A2 oferece uma gama alta que é importante para um país onde as máquinas operam ativamente em áreas remotas. Ao mesmo tempo, no âmbito de parceria internacional, pretendemos desenvolver o serviço pós-venda, que garante o máximo de recursos operacionais e que é uma condição necessária para a segurança vvvvde vôo”.

Caso as perspectivas de crescimento econômico da América Latina se confirmem, a expectativa dos analistas é de que haja um aumento de 13 a 15% na participação do continente no mercado de helicópteros, com capacidade de demanda em dez anos estimada entre 1.500 e 1.650 novas aeronaves. “O Brasil é nosso parceiro de longa data e um dos principais países da América do Sul a promover helicópteros russos. Há mais de 10 anos, os helicópteros Mi-171A1 operam com sucesso no país, e tenho certeza de que o novo helicóptero também terá a reputação positiva” – acrescenta o diretor-geral da holding Helicópteros da Rússia, Andrei Boginski. (foto abaixo)

Os helicópteros Mi-171A1 são atualmente utilizados pela Atlas Taxi Aéreo em condições ambientais adversas, para garantir os trabalhos de perfuração executados pela xxxPetrobrás nas florestas tropicais do Brasil, e apresentaram excelente desempenho. Em um ano de exploração intensiva um helicóptero, por exemplo, chega a alcançar mais de 1.000 horas (uma média de 120 horas por mês), transportando cerca de 600 toneladas de carga, principalmente equipamentos de perfuração, na maioria das vezes no suporte externo.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of