Megabanner

VIAGEM DE BOLSONARO AOS ESTADOS UNIDOS PODE TRAZER AVANÇOS NA ÁREA DE ENERGIA NUCLEAR

dsdssA viagem do  Presidente Jair Bolsonaro no próximo domingo ( 17)para os Estados Unidos, vai consolidar alguns acordos já costurados pelos grupo de apoio dos dois países. Além de liberar a exigência de vistos para americanos, canadenses, japoneses e australianos, haverá avanços nas negociações do setor de energia.  O ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, deve acertar um acordo para abrir caminho às empresas norte-americanas explorarem as minas de urânio e investirem em novas usinas nucleares. Bento Albuquerque, já se reuniu com o secretário de Energia dos EUA Rick Perry em Houston esta semana e discutiu a criação de um fórum bilateral sobre cooperação energética que incluiria projetos nucleares.

O Brasil espera a definição para a conclusão da usina de Angra 3, cuja licitação será anunciado brevemente, com perspectivas das obras serem retomadas no ano que vem, com financiamento privado. Já há algumas empresas interessadas, como a francesa EDF, a russa Rosatom, a CNNC, da China, e as americanas GE e Westinghouse. O modelo que desse ser seguido é o de financiamento e a venda de energia feitos pelo investidor e a operação pela Eletronuclear.

O esforço para atrair interesse comercial estrangeiro é também um exemplo dos esforços do governo para liberalizar partes da economia. As Indústrias Nucleares do Brasil, controladas pelo Estado, ou a INB, atualmente detêm o monopólio da extração de urânio. No Brasil, o setor de mineração já é totalmente privado e não deverá haver problemas para deixar as empresas americanos explorem a produção de urânio  e venda para a INB processar e produzir combustível no Brasil. O Brasil tem cerca de 5% dos recursos mundiais de urânio e duas usinas atômicas, Angra 1 e Angra 2, gerando cerca de 3% de sua eletricidade, segundo a Associação Nuclear Mundial. Uma terceira planta, Angra 3, está sendo avaliada atualmente; poderia custar até US $ 16 bilhões e ser concluído em 2023.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
João Manoel Luiz Filho Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
João Manoel Luiz Filho
Visitante
João Manoel Luiz Filho

Papo furado. USA não vai liberar nada em termos de energia nuclear para os tupiniquins. É conversa para boi dormir.