Megabanner

DIPLOMACIA DO BRASIL E PARAGUAI SE REÚNEM PARA BUSCAR ACORDO SOBRE O FATURAMENTO DA USINA DE ITAIPU

aAs chancelarias do Brasil e do Paraguai estão reunidas desde às onze horas da manha de hoje (11) na usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, para definir um cronograma da contratação de potência até 2022. Com esse cronograma estabelecido, Itaipu terá garantida a previsibilidade das receitas necessárias para o pagamento das suas obrigações financeiras até o fim da renegociação do Anexo C do Tratado de Itaipu, previsto para acontecer em 2023. O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Joaquim Silva e Luna, disse que “a reunião deverá ser pautada no espírito da binacionalidade que rege a natureza jurídica e diplomática da empresa, mantendo o foco no cumprimento da sua missão”. A expectativa é que a reunião tenha como resultado uma relação equilibrada entre os dois sócios.

Até o momento, não há acordo entre Eletrobrás e Ande sobre a potência mensal a ser contratada de Itaipu para 2019, incluindo-se os meses de janeiro, fevereiro e março. Com esse impasse, Itaipu não tem conseguido receber as receitas de energia elétrica fornecida aos dois países. Se as altas partes não chegarem a um acordo, poderão ser afetados detalhes importantes: o pagamento dos royalties aos dois países;  a dívida da construção; e a remuneração pela energia cedida pelo Paraguai ao Brasil.

Participam do encontro pela delegação brasileira o embaixador Pedro Miguel da Costa e Silva, a embaixadora Eugênia Barthelmess, o secretário Mario Augusto Morato Pinto de Almeida e a secretária Maria Eduarda Paiva Meira de Oliveira. Pela delegação paraguaia estarão presentes o vice-ministro de Relações Exteriores, o embaixador  Hugo Saquier Caballero, o chefe de gabinete da Chancelaria Nacional, embaixador Ricardo Scavone, a diretora da Unidade Geral de Recursos Energéticos, a ministra Martha Moreno, o assessor do Ministério de Relações Exteriores, Alcides Jiménez, e o segundo secretário, Luis Jeronimo Sann, chefe de gabinete do vice-ministro de Relações Exteriores.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of