ROXTEC ORGANIZA WEBINAR PARA ALERTAR O MERCADO SOBRE OS RISCOS DE FALHAS NAS VEDAÇÕES EM PLATAFORMAS

Por Davi de Souza (davi@petronoticias.com.br) –

bruno-galhardo-206x300Um problema sério de segurança tem se tornado comum em unidades offshore e merece muita atenção das empresas de óleo e gás. A empresa Roxtec tem identificado diversas falhas na vedação de passagens de cabos e tubos em plataformas e sondas. Isso é um risco, já que este problema pode permitir que, em caso de incêndio, as chamas se espalhem de um ambiente para o outro na unidade. “Os relatórios anuais de segurança operacional da ANP nos mostram que os números de ocorrências relacionadas a princípios de incêndios em plataformas de produção e sondas de perfuração vem crescendo drasticamente nos últimos 5 anos”, alerta o executivo da Roxtec, Bruno Galhardo. Pensando em contribuir com a indústria neste tema, a companhia realizará no dia 25 de abril, a partir das 10h, um Webinar sobre a segurança de passagens de cabos e tubos nos setores naval e offshore. De acordo com Galhardo, o seminário online buscará apresentar como a inobservância de alguns aspectos simples de segurança pode colocar vidas e ativos em risco. “Nosso objetivo principal é a conscientização dos operadores, órgãos regulamentadores e classificadoras de que este tema vem sendo negligenciado há anos e que as unidades offshore hoje correm riscos”, complementou o executivo. Durante o evento, a Roxtec também apresentará novas ferramentas criadas para agilizar e dar confiabilidade no monitoramento e identificação das vedações à bordo das embarcações.

Como surgiu a ideia de fazer o Webinar sobre o tema?

Após anos de experiência em inspeções offshore, identificamos que ainda é comum encontrarmos diversos problemas de vedação de passagens de cabos e tubos em unidades offshore. Acreditamos que o Webinar seja a forma mais eficiente hoje de disseminação de informação em larga escala, onde podemos atingir um número grande de interessados pelo tema, sem a necessidade de deslocamento dos mesmos. A Roxtec já fez o mesmo Webinar para o mercado europeu e americano. Este será o primeiro feito no Brasil e acreditamos que temos por obrigação, por sermos os maiores especialistas no tema, em disseminar informações relevantes sobre segurança operacional de embarcações ao mercado brasileiro.

Quais são os riscos quando há problemas de segurança nas  passagens de cabos e tubos nos setores naval e offshore?

No Webinar, citaremos a norma IMO SOLAS chapter II – Construction – Fire protection, fire detection and fire extinction, que rege as diretrizes para segurança de embarcações no que tange à temas como prevenção de incêndio, por exemplo.

A norma determina, por exemplo, que em caso de incêndio, o fogo deve ser contido em sua área de origem (Regulation 2.1.1.4). Contudo, caso a unidade tenha vedações de passagens de cabos e tubos mal vedadas, existe o risco do fogo se espalhar de um ambiente para o outro ou, até mesmo, o gás inertizante (CO², por exemplo), escapar do compartimento de origem e matar pessoas em outros compartimentos.

Este tipo de problema tem se tornado comum no mercado brasileiro?

Os relatórios anuais de segurança operacional da ANP nos mostram que os números de ocorrências relacionados à princípios de incêndios em plataformas de produção e sondas de perfuração vem crescendo drasticamente nos últimos 5 anos (Para acessar os relatórios da ANP, clique aqui).

Tivemos diversos casos nos últimos anos relacionados à este tema, como os do Graneleiro Duden em 2009 e Ramco Crusader em 2013, entre outros.

Como resolver essa questão?

A ANP já faz um trabalho de fiscalização excepcional, visando garantir a conformidade das embarcações.

O projeto Ouro Negro, por exemplo, parceria da ANP com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ibama e Marinha, tem entre outras finalidades, fiscalizar unidades de produção e perfuração buscando identificar as condições de trabalho, ferramentas e instrumentos usados pelos trabalhadores, estado de saúde e riscos para a saúde dos trabalhadores. Assim como outras demandas de cunho técnico, como verificar a rotina de manutenção dos equipamentos por parte dos operadores, entre outros pontos.

O intuito fundamental do projeto é criar a conscientização de que a segurança das pessoas e  das instalações deveria ser tratada como prioridade.

Contudo, no que tange à expertise Roxtec, como líder mundial no conceito MCT (Multi cable transit) e que fornece suas soluções para praticamente todas as unidades offshore no mundo, nota-se que este assunto é negligenciado por diversos operadores, em praticamente 100% das unidades inspecionadas, identificamos diversas falhas de vedação.

O Webinar buscará apresentar como a inobservância de alguns aspectos simples de segurança pode pôr em risco vidas e ativos.

A que tipo de profissional o Webinar será direcionado?

O Webinar se destina a todo profissional envolvido no processo de segurança operacional de unidades offshore, como classificadoras, seguradoras que possuem planos de “Seguro de riscos de petróleo”, gerentes de unidades de produção e perfuração, profissionais de QSMS e todos os demais profissionais que exercem suas atividades embarcados nestas unidades, pois entendemos que todos tem seu papel na garantia da segurança.

Quais são os objetivos principais da Roxtec ao realizar o Webinar sobre este tema?

Nosso objetivo principal é a conscientização dos operadores, órgãos regulamentadores e classificadoras de que este tema vem sendo negligenciado há anos e que as unidades offshore hoje correm riscos. Outro objetivo é a divulgação das novas tecnologias que a Roxtec desenvolveu para contribuir com o aumento no nível de segurança destas unidades e que estamos aptos à auxiliar nossos clientes na identificação de falhas de vedação de passagens de cabos e tubos.

Como é a atuação da Roxtec nessa área de segurança de passagens de cabos e tubos?

A Roxtec Services, braço da Roxtec voltado à inspeções e re-adequações de MCTs (Multi cable transit) à bordo de unidades de produção offshore, tem equipe especializada para auxiliar os clientes na identificação e reparo de falhas de vedação.

No Webinar, teremos a oportunidade de apresentar nossa nova tecnologia de RFID e nosso software Roxtec Transit Inspector™, ferramentas criadas para agilizar e dar confiabilidade no monitoramento e identificação das vedações à bordo destas embarcações.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of