COMEÇOU NA RÚSSIA A ATOMEXPO 2019 O MAIS IMPORTANTE ENCONTRO DE NEGÓCIOS GLOBAIS DO SETOR NUCLEAR

atom 1Começou nesta segunda-feira (15), em Sochi, a maior exposição sobre energia nuclear em todo mundo. É a AtomExpo 2019, que entra em sua 12ª edição. Há empresas do mundo inteiro participando do congresso, que ocorre paralelamente e de mesas redondas que estão acontecendo hoje e amanhã, inclusive com a participação do Brasil, através da ABDAN, com uma apresentação especial do presidente da instituição, Celso Cunha. As boas vindas foram dadas na abertura do evento por Sergei Kiriyenko (foto a direita),  Primeiro Vice-Chefe de Gabinete do Gabinete Executivo Presidencial da Federação Russa e Presidente do Conselho de Supervisão da Corporação de Energia Atômica de Rosatom:

” Mais e mais países estão chegando à conclusão de que o desenvolvimento de tecnologias nucleares é uma necessidade absoluta. Afinal, essas tecnologias são insubstituíveis para a consecução dos objetivos de desenvolvimento sustentável da humanidade.   Há um interesse crescente na energia nuclear como fonte de energia confiável, limpa, segura e acessível, necessária para o crescimento econômico e o desenvolvimento de infraestrutura. No entanto, não apenas a aplicação de energia está se desenvolvendo, mas o uso não energético das tecnologias de radiação wqqqtambém está florescendo. Essas tecnologias estão desempenhando um papel cada vez mais importante na medicina, agricultura, engenharia mecânica, transporte e desenvolvimento de recursos naturais, entre outros.”

atom 2O elemento mais importante deste  fórum é o fato de que todos os atores da indústria nuclear – chefes de agências governamentais, empresas e organizações internacionais, bem como especialistas – terem a oportunidade de estar reunidos nesse espaço buscando negócios e avanços nos e entendimentos. Durante todo dia foram anunciados diversos acordos entre a Rosatom e alguns países. Veja alguns deles:

  1. Rosatom e o Uzbesquistão assinaram um memorando para elaborar conjuntamente um projeto sobre a criação de produção radioquímica de cíclotron no site do Instituto de Física Nuclear do Uzbequistão, que envolve a produção de produtos radioisótopos no Uzbequistão.
  2. Rússia e França fizeram um acordo de de cooperação pela AtomExpo assinado pelo chefe da Associação da ZATO Alexey Golubev e presidente da comunidade municipal de Vendeuvre-Soulaines do departamento de Aube (França) Philippe Dallemagne.
  3. A Rosatom tambvem acertou acordos com o Centro Nacional de Investigação Nuclear Azerbaijão; Rússia e Etiópia iniciaram conversações para desenvolvimento de um programa nuclear com fins pacíficos; Com a Sérvia, o acordo foi para formação de pessoal técnico; E com o banco da Eurásia, também foi feito um acordo de cooperação mútua para investimentos na área nuclear.atom 3

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of