MAIS 38 TONELADAS DE AÇO DAS PLATAFORMAS P-71 E P-72 FORAM VENDIDAS A PREÇO DE SUCATA NO ESTALEIRO RIO GRANDE

FDDDSUm leilão vendeu 38 mil toneladas de estruturas de aço do estaleiro Ecovix, de Rio Grande (RS), no Sul do estado. Na semana passada, outro leilão negociou a venda de outras 26 mil toneladas. Todo o material que foi colocado à venda era para ter se transformado nas plataformas P-71 e P-72, usadas na extração de petróleo e gás natural. Em 2010, a Petrobrás encomendou oito cascos de plataformas ao estaleiro da Ecovix. Cinco anos depois, o contrato de quase R$ 10 bilhões foi cancelado e 3,5 mil trabalhadores foram demitidos. O estaleiro conseguiu evitar a falência e, desde então, tenta voltar à operação. Com o leilão, os projetos das plataformas não serão retomados. A crise na Ecovix tem relação direita com a Operação Lava Jato. Diretores do estaleiro foram presos por irregularidades nos contratos com a Petrobrás. Em 2013, no auge da construção de plataformas em Rio Grande, eram cerca de 20 mil trabalhadores, a maioria no estaleiro da Ecovix. Atualmente, as operações estão praticamente paradas.

O Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Rio Grande, Benito Gonçalves (foto), disse que entrou com um processo no TCU, pedindo para barrar a triste situação que a ASASAcidade se encontra depois das demissões em todos os estaleiros locais. O sindicato quer impedir que o estaleiros se transforme em um terminal de contêineres: “É um crime de lesa pátria, vendendo toneladas de aço para quem vendeu. A empresa que  vendeu o aço a preço de luxo, está comprando a preço de lixo. Nós temos o segundo maior dique seco do mundo e querem transformar em um terminal de contêiner. Temos condições de fazer três plataformas ao mesmo tempo e vai passar a ser um depósito de contêiner. Empregando 200, 300 pessoas, indicadas pelo governador, pelo superintendente.”

Benito Gonçalves diz que pelo menos há uma boa noticia: o Estaleiro EBR ganhou um contrato para montar um módulo para um FPSO que está sendo construído na China: “o Estaleiro começa contratar mês que vem, cerca de 500 pessoas. A Ecovix dispensou todos os funcionários, alugou uma salinha e esta é a nossa realidade. É uma lástima, mas vamos lutar ”.

1
Deixe seu comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
José Pousa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
José Pousa
Visitante
José Pousa

Como pode um Estaleiro com estas instalações não ser capaz de construir os cascos dos Replicantes. Cascos quase 100% retos, com pouquíssimas formas na proa e popa. Cascos repetitivos, todos iguais….
A principal culpa é da direção do Estaleiro, que não teve capacidade para gerenciar um projeto simples com o dos cascos dos replicantes…