MARINHA DO BRASIL TRANSFERE PARA O ESTALEIRO A PRIMEIRA PARTE DO SEGUNDO SUBMARINO EM CONSTRUÇÃO NA NUCLEP | PetroNotícias





MARINHA DO BRASIL TRANSFERE PARA O ESTALEIRO A PRIMEIRA PARTE DO SEGUNDO SUBMARINO EM CONSTRUÇÃO NA NUCLEP

dddddA Marinha do Brasil transferiu esta manhã (25) a primeira seção do segundo dos quatro submarinos da Classe Humaitá  do programa de construção do Prosub. A transferência foi entre a Unidade de Fabricação das Estruturas Metálicas (UFEM), na Nuclep, para o Estaleiro de Construção, em Itaguaí, no Rio de Janeiro. O trabalho ocorreu sem problemas. No Estaleiro, a primeira seção receberá sensores e equipamentos e será unida às demais seções do submarino, que serão transferidas até o final do mês de junho deste ano. A operação de transferência será realizada em quatro etapas até que todo submarino tenha sido transferido para a montagem final.

Para lembrar, O primeiro dos quatro submarinos que estão sendo construídos simultaneamente na Unidade de Fabricação de Estruturas foi transportado em janeiro de 2018 para o EBN – Estaleiro e Base Naval da Marinha, em Itaguaí,  onde foi lançado ao mar, em junho do ano passado. O submarino está passando por uma série de testes até ser liberado para compor a frota brasileira. Esses testes de mar tem por objetivo aferir e certificar os seus sensores, sistemas de combate, etc. O Riachuelo xxxexecuta, por exemplo, teste de profundidade máxima e lançamento de torpedos.

O Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) prevê a construção de 4 submarinos convencionais S-BR, derivados dos submarinos franceses classe Scorpéne, cujo projeto foi desenvolvido pela empresa estatal francesa DCNS, e  construído sob a fiscalização da Marinha do Brasil. Depois do Riachuelo, virão o Humaitá (S-41) em 2020, o Tonelero (S-42) em 2021 e o Angostura (S-43) em 2022. Por fim, a Marinha construirá o primeiro Submarino com Propulsão Nuclear (SN-BR), que será batizado de “Álvaro Alberto”, uma homenagem ao Almirante Brasileiro que foi o pioneiro no uso da tecnologia nuclear no País.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of