MERCADO DO PETRÓLEO SEGUE NERVOSO MESMO DEPOIS DAS CONVERSAÇÕES ENTRE A OPEP E OS ESTADOS UNIDOS | PetroNotícias





MERCADO DO PETRÓLEO SEGUE NERVOSO MESMO DEPOIS DAS CONVERSAÇÕES ENTRE A OPEP E OS ESTADOS UNIDOS

zxzcUm dia depois da visita ao Irã, o Secretário Geral da OPEP, Mohammed Barkindo, afirmou que a organização trabalha para despolitizar o petróleo e se isolar contra a geopolítica. Depois que a pressão que os Estados Unidos imprimiram ameaçando sanções econômicas aos países que comprarem petróleo do Irã, inclusive aliados, a situação no mercado de petróleo se agravou, está bastante tenso e muito nervoso. Ficou ainda pior com a ebulição política venezuelana. O Irã, por sua vez, volta a enfrentar grandes dificuldades.

As isenções que haviam sido dadas pelos americanos para a compra de petróleo iraniano venceram para oito países, inclusive para o principal cliente iraniano, a China. Barkindo disse  que a Opep trabalha para “despolitizar o petróleo e isolar nossa organização contra a geopolítica”, sem mencionar especificamente as sanções americanas. O Irã tem enfrentado dificuldades na economia, diante da pressão com as sanções dos Estados Unidos, após o presidente Donald Trump retirar seu país no ano passado do acordo multilateral sobre o programa nuclear iraniano, de 2015.

As sanções exacerbam uma crise econômica que, em parte, foi causada por problemas domésticos. Na noite da última quarta-feira, (1°) rumores de um eventual aumento de 150% no preço da gasolina provocaram longas filas e congestionamentos perto de postos na capital. Autoridades americanas e do Irã projetam que as exportações do país podem recuar a 400 mil barris por dia. Antes da saída dos EUA do acordo nuclear, o Irã exportava 2,5 milhões de barris por dia.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of