PLANTA DE ENERGIA SOLAR DE 475 KW JÁ ESTÁ EM OPERAÇÃO NO INTERIOR DE PERNAMBUCO | PetroNotícias





PLANTA DE ENERGIA SOLAR DE 475 KW JÁ ESTÁ EM OPERAÇÃO NO INTERIOR DE PERNAMBUCO

dddO grupo inglês Faro Energy, que realiza investimentos em projetos de energia solar distribuída na América Latina, inaugurou a sua mais nova planta no Brasil. Localizada no município de Afogados da Ingazeira, no sertão de Pernambuco, é a terceira unidade administrada pela empresa no Brasil. Estas instalações foram inauguradas poucas semanas após o lançamento de outra usina construída pela empresa em Pirapora, no interior de Minas Gerais. Com investimentos na ordem de R$ 2,5 milhões, a usina solar possui uma área de 15 mil m², com 1.440 módulos fotovoltaicos instalados. Isso resulta em uma potência total do sistema de 475 kilowatt-pico (KWp). A capacidade de geração é de 1.027 MWh/ano, equivalente ao consumo de aproximadamente 700 habitações em Pernambuco, evitando a emissão de aproximadamente 452 toneladas de CO2/ano.

O projeto faz parte de um contrato de locação de equipamentos de longo prazo capitaneado pela Faro Energy junto a um grande grupo do setor varejista. O projeto atenderá cerca de 14 lojas situadas no município pernambucano. Com o investimento inicial realizado pela própria Faro Energy junto ao cliente do projeto, toda a energia gerada pela usina é enviada para a rede da distribuidora do local onde a planta foi alocada. Com isso, o cliente pode receber os créditos de energia em qualquer unidade consumidora dentro da área de concessão.

O contrato da planta prevê uma locação a longo prazo, com toda a operação e manutenção do projeto realizada pela própria Faro Energy e por seus parceiros. Pedro Mateus, diretor financeiro e responsável pela operação da Faro Energy no Brasil, disse que  “O potencial de desenvolvimento de projetos de energia solar distribuída nos municípios do Nordeste brasileiro é gigantesco. Tanto do ponto de vista de capacidade natural de produção solar, como também das oportunidades de investimentos na região”.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of