IRÃ E TURQUIA PODEM CRIAR OUTRA REFERÊNCIA CAMBIAL PARA FUGIR DOS DÓLARES AMERICANOS NAS TRANSAÇÕES COM PETRÓLEO | PetroNotícias





IRÃ E TURQUIA PODEM CRIAR OUTRA REFERÊNCIA CAMBIAL PARA FUGIR DOS DÓLARES AMERICANOS NAS TRANSAÇÕES COM PETRÓLEO

fffffA pressão do governo americano sobre o Irã está produzindo diversas alternativas geopolíticas no Oriente Médio e na Ásia. O Irã e a Turquia, por exemplo, estão trabalhando em um novo mecanismo de comércio de gás para permitir que os dois países resistam à pressão das sanções econômicas americanas. O  embaixador iraniano na Turquia, Mohammad Farazmand (foto), disse que  “O Irã exporta um grande volume de gás para a Turquia, e precisamos de um novo mecanismo que seja criado para facilitar as transações financeiras via nossas divisas nacionais. Estamos no processo de estabelecer um banco comum também“. O embaixador acusa Washington de travar uma espécie de  terrorismo econômico que afeta os direitos do Irã e da Turquia. Para ele, “todos os países têm o direito de desenvolver laços comerciais comuns uns com os outros, e nada de ilegal foi feito a esse respeito. A cooperação não tem como objetivo contornar as sanções americanas”.

Segundo o embaixador, parte do mecanismo para o comércio entre os dois países já está estabelecida e deve criar um novo mecanismo cambial para usar as próprias moedas nacionais em vez do dólar americano no comércio internacional. O ouro pode ser uma alternativa. As exportações da Turquia para o Irã foram de cerca de US$ 2,4 bilhões em 2018, enquanto as exportações iranianas para a Turquia atingiram US$ 6,9 bilhões no mesmo ano. Os recursos enérgicos são responsáveis pela maioria das exportações iranianas à Turquia.

Anteriormente, o chanceler iraniano Mohammad Yavad Zarif  já tinha declarado que o Irã está estudando a possibilidade de criar um mecanismo conjunto com a Rússia e a Turquia para escapar às sanções dos Estados Unidos,  semelhante ao INSTEX preparado pela União Europeia. A União Europeia criou o Instrumento de Apoio às Trocas Comerciais (INSTEX), que é um mecanismo para transações bilaterais com o Irã contornando as sanções americanas,  reimpostas com a saída unilateral de Washington do Plano Conjunto de Ação Integral (JCPOA), o acordo nuclear iraniano.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of