Megabanner

RÚSSIA AMPLIA A PARCERIA E VAI CONSTRUIR NOVAS USINAS NUCLEARES EM CIDADES DA CHINA

ssAumenta a parceria nuclear entre a Rússia e a China. Nesta quarta-feira (5), durante a visita ao Presidente russo Vlamidir Putin, em   Moscou,   o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, foi assinado um  contrato geral para a construção das unidades de geração nuclear  No. 3 e No. 4 de tecnologia russa com reatores VVER-1200 da usina nuclear Xudabau. Os contratos foram assinados pelos representantes da divisão de engenharia da Rosatom e a chinesa CNNC.

O Diretor Geral da Rosatom State Corporation, Alexey Likhachev,  disse que  “Hoje, nós transferimos o projeto da construção da usina nuclear de tecnologia russa em um  novo site  para a fase de implementação prática. Tendo em conta o contrato anteriormente assinado para a usina de Tianwan, teremos que construir quatro novas unidades de geração 3+  junto com nossos parceiros chineses até o ano de 2028.”

Em  março deste ano, foi assinado um contrato geral para a construção das unidades energéticas No. 7 e No. 8 da usina nuclear de Tianwan de design russo com reatores VVER-1200. O comissionamento da unidade nº 3 da central nuclear de Xudabau está programado para 2027 e da unidade nº 4 – para 2028. O comissionamento da unidade nº 7 da central nuclear de Tianwan está programada para 2026 e da unidade nº 8 – para o ano de 2027.

Os contratos foram elaborados de acordo com o pacote estratégico de acordos assinados em  junho de 2018, durante a visita de Estado do presidente Vladimir Putin à China, que definiram as principais direções de desenvolvimento da cooperação entre Rússia e China em area da energia nuclear para as próximas décadas.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of