Megabanner

LABORATÓRIO NUCLEAR CANADENSE DESENVOLVE DETECTORES DE NEUTRÔNS PARA VERIFICAÇÕES INDEPENDENTES

XXXXXA Canadian Nuclear Laboratories (CNL) desenvolveu um novo uso de detectores de nêutrons para monitoramento de reatores. Ele poderia ser usado para a verificação independente de atividades nucleares e para monitorar os núcleos selados de pequenos reatores modulares (SMRs). A revista científica Nature Communications publicou um artigo sobre o uso da técnica, de autoria dos funcionários da CNL Bryan van der Ende, Liqian Li, David Godin e Bhaskar Sur, que apresenta os resultados de um projeto de pesquisa que demonstra a viabilidade de usar detectores de nêutrons de grande área para monitorar reatores nucleares a distâncias de até 100 metros fora da blindagem do reator, como uma ferramenta potencial de salvamento de reatores. Isso permite que a composição físsil seja verificada sem acessar o núcleo do reator e pode ter aplicações importantes salvaguardas nucleares e não-proliferação.

Medidas típicas de salvaguardas envolvem inspeções periódicas, verificação off-line e vigilância por vídeo das atividades do ciclo de combustível. O autor principal, van der Ende, disse que a abordagem da CNL pode oferecer uma solução mais prática e econômica para o monitoramento de reatores do que aqueles em uso e recebeu feedback “muito positivo” em várias conferências sobre tecnologia de não-proliferação e salvaguardas.

A vice-presidente de Ciência e Tecnologia da CNL, Kathy McCarthy, disse que  “A pesquisa da CNL demonstra que os detectores de nêutrons têm a capacidade de servir como um complemento viável, econômico e eficaz às atuais tecnologias de monitoramento de reatores. Com o uso potencial desta tecnologia, acreditamos que esta descoberta tem aplicações do mundo real que podem beneficiar agências de monitoramento nuclear e órgãos reguladores em todo o mundo”. O documento foi baseado em um projeto de pesquisa financiado pelo Plano de Trabalho de Ciência e Tecnologia Nuclear do Canadá, administrado pela Atomic Energy of Canada Limited. Foi realizado sob a iniciativa estratégica da CNL em detecção nuclear, análise forense e resposta.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of